F

Faixa Capacitiva (Capacitive Period)

Período diário de 6 horas consecutivas, compreendido, a critério da Concessionária, entre 23 h e 30 min e 06 h e 30 min.

Faixa Indutiva (Inductive Period)

Período diário complementar ao definido para a faixa capacitiva.

Fator de Capacidade (1) (Capacity Factor)

Relação entre a carga própria de energia e a capacidade instalada de uma instalação ou conjunto de instalações.

Fator de Capacidade (2) (Capacity Factor)

Proporção entre a geração média e o valor da capacidade de uma unidade geradora elétrica durante um período específico (expresso em porcentagem). (EUA)

Fator de Carga (1) (Load Factor)

Quociente entre a potência média e a potência máxima. Por exemplo, se considerarmos um gerador com uma energia gerada de 3285 MWh em um mês e uma potência máxima de 5MW e o fato de termos 730 horas em um mês, a potência média mensal desse gerador é de 3.285MWh/730h, ou seja, 4,5MW. Logo, o fator de carga mensal desse gerador é dado pela razão 4,5/5MW.Portanto, este gerador apresenta um fator de carga mensal de 0,9.

Fator de Carga (2) (Load Factor)

A proporção de carga média para a carga de ponta durante um período específico, expressa em porcentagem. O fator de carga indica com que grau a energia tem sido consumida comparada com a demanda máxima ou a utilização de unidades com relação à capacidade total do sistema. O fator de carga de um sistema elétrico mostra a variabilidade das demandas de todos os consumidores. (EUA)

Fator de Carga Anual de um Sistema (Annual Load Factor of a System)

Relação entre a carga própria anual de energia de um sistema energético e a carga própria de demanda do sistema ao longo do ano. Exprime-se em percentagem e pode utilizar-se na previsão de variações do consumo. A fim de se considerar as variações climáticas, quando se compara um ano com outro, o fator de carga real pode ser corrigido para ter em conta condições climáticas médias.

Fator de Coincidência (Coincidence Factor)

A proporção entre a demanda máxima de um grupo, classe ou sistema como um todo, e a soma das demandas máximas individuais dos vários componentes do grupo, classe ou sistema. Inverso do Fator de Diversidade. (EUA)

Fator de Demanda (Demand Factor)

Razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.

Fator de Diversidade (Diversity Factor)

Proporção entre a soma de demandas máximas coincidentes de duas ou mais cargas e suas demandas não coincidentes no mesmo período. (EUA)

Fator de Potência (1) (Power Factor)

Razão entre a energia elétrica ativa e a raiz quadrada da soma dos quadrados das energias elétricas ativa e reativa, consumidas num mesmo período especificado.

Fator de Potência (2) (Power Factor)

A fração da potência efetivamente usada pelo equipamento elétrico de um consumidor, comparada com a potência total aparente fornecida, geralmente expresso em porcentagem. Os fatores de potência se aplicam apenas a circuitos de corrente alternada; circuitos de corrente contínua têm sempre um fator de potência de 100 por cento. Um fator de potência indica o quanto o equipamento elétrico de um consumidor faz com que a corrente elétrica entregue no local de consumo esteja fora de fase com relação à voltagem. (EUA)

Fator de Potência Mínimo Diário (Minimum Daily Power Factor)

Menor valor do fator de potência verificado no período de 0:00 às 24:00, diariamente.

Fator de Usina (Plant Factor)

Proporção entre a geração média e a capacidade de uma usina durante um período especificado, expresso em porcentagem. Às vezes chamado Fator de Capacidade. (EUA)

Fator de Utilização (Utilization Factor)

Proporção entre a demanda máxima de um sistema ou parte dele, para com sua capacidade declarada.(EUA)

Fatura de energia elétrica (Electricity Invoice)

Nota fiscal que apresenta a quantia total que deve ser paga pela prestação do serviço público de energia elétrica, referente a um período especificado, discriminando as parcelas correspondentes.

FEC Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (Equivalent Frequency of Int

Número de interrupções ocorridas , em média, no período de observação, em cada unidade consumidora do conjunto considerado.

FIC Freqüência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora (Frequency of Individual Inte

Número de interrupções ocorridas, no período de observação, em cada unidade consumidora.

Fluxo em Caminho Paralelo (Parallel Path Flow)

O fluxo de energia elétrica nas instalações de transmissão de um sistema elétrico, devido a transferências programadas de energia elétrica entre dois outros sistemas elétricos. (EUA)

Fluxo ou Vazão (Flow)

O volume de água que passa por um dado ponto por unidade de tempo.

Folga (Gap)

Distância vertical entre o coroamento da barragem e a cota máxima que atinge a água na represa.

Fonte Energética (Energy Source)

Matérias primas convertidas em eletricidade por meios químicos, mecânicos ou outros. As fontes energéticas incluem o carvão, petróleo e seus derivados, gás, água, urânio, vento, luz solar, geotermia e outras.

Fora da Ponta (Off Peak)

Período durante um dia, semana, mês ou ano em que a carga entregue por um sistema de gás natural ou elétrico não está no volume máximo, ou perto dele, entregue por este sistema em um período similar (noite vs. dia; Domingo vs. Terça-feira).(EUA)

Força Maior (Force Majeure)

(1)Um conceito da lei comum emprestado da lei civil francesa. “Força maior” significa força superior ou irresistível que desculpa uma falha. Tem sido definida no Supremo Tribunal dos Estados Unidos como uma causa que está “além do controle e sem falha ou negligência” da parte desculpada. Eventos de força maior podem também ter sido razoavelmente previstos; p. ex., nos casos de meteorologia, uma tempestade em Houston em janeiro pode ser um evento de força maior, mas uma tempestade em Montana não o será(EUA)

(2)Algo que aconteceu ou deixou de acontecer por motivo além das possibilidades de controle.(Michaelis).

Força Motriz (Prime Mover)

Motor, turbina, roda d’água ou máquina similar que move um gerador elétrico; ou, para fins de relatório, um dispositivo que converte energia diretamente em eletricidade (p. ex. células solares fotovoltaicas e de combustível).

Formação de Carga (Load Building)

Refere-se a programas destinados a aumentar o uso dos equipamentos elétricos existentes ou de mais equipamentos elétricos. (EUA)

Freqüência (Frequency)

A taxa de oscilações em Hertz (ciclos por segundo) do serviço elétrico em corrente alternada. Nominalmente 60 Hz (não inferior a 59,5 ou superior a 60,5) nos Estados Unidos e Brasil, e 50 Hz na Europa.