S

Sala de Comando (Control Room)

Local onde estão instalados os controles que comandam os equipamentos elétricos responsáveis pelo funcionamento da subestação, como proteção, chaveamento, etc.

Saturação, Eletrodomésticos ou Consumidores (Saturation, Appliance or Customer)

O número de eletrodomésticos ou consumidores dividido pela unidades básicas ou o potencial total do mercado. O termo não deveria ser usado isoladamente, mas sim relacionado com consumidores, famílias, domicílios, população ou outros termos qualificadores que indicam o mercado relevante. (EUA)

Seção de Medição (Measuring Section)

Seção transversal de um curso d’água onde se realizam as medições de vazão.

Segurança (Security)

A capacidade do sistema energético elétrico como um todo para resistir a distúrbios repentinos e permanecer em operação.(EUA)

Segurança Operacional (Operating Security)

A capacidade de um sistema energético de suportar ou limitar os efeitos adversos de qualquer contingência admissível do sistema, inclusive sobrecargas para além das classificações de emergência, voltagem excessiva ou inadequada, perda de estabilidade ou desvios anormais de freqüência. (EUA)

Serviço da Dívida (Debt Service)

(1)O custo efetivo ou imputado de dse emprestar dinheiro, i.é, juros.

(2) Pagamento de juros e das parcelas vencidas de um empréstimo, investimento etc. Abrange o desembolso (outlay) necessário fornecido ou acumulado para satisfazer a tais pagamentos durante o exercício contábil e, ainda, é título de contabilidade pública para o orçamento ou demonstração operacional de tais itens.(Michaelis)

Serviço de Desequilíbrio de Energia (Energy Imbalance Service)

Corrige desequilíbrios horários entre a energia transmitida programada e a efetivamente recebida pelo consumidor. (EUA)

Serviço de Máximo Esforço (Best Efforts Service)

Serviço oferecido a clientes com prazos de taxas ou contratos que antecipem e permitam alguma interrupção com breve aviso, geralmente em épocas de carga de ponta, devido às queixas de consumidores de (Vide)Serviço Firme .(EUA)

Serviço de Perda de Potência Real (Real Power Loss Service)

Compensa as perdas medidas em kWh ocorridas em um sistema devidas à transação de intercâmbio de um cliente da transmissão. (EUA)

Serviço de Rodagem (Wheeling Service)

Transporte de eletricidade de um sistema para outro por meio de instalações de transmissão dos sistemas intervenientes. Contratos de serviço de rodagem podem ser estabelecidos entre dois ou mais sistemas.(EUA)

Serviço de Usina (Station Service)

Fornecimento elétrico para o equipamento auxiliar usado para operar uma usina geradora ou subestação. (EUA)

Serviço Essencial (Essential Service)

Todo serviço ou atividade caracterizado como de fundamental importância para a sociedade, desenvolvido nas unidades consumidoras a seguir exemplificadas:

a) serviço público de tratamento de água e esgoto;
b) processamento de gás liqüefeito de petróleo e
combustíveis;
c) estabelecimento hospitalar público ou privado;
d) transporte coletivo;
e) serviço público de tratamento de lixo;
f) serviço público de telecomunicações;
g) centro de controle de tráfego aéreo; e
h) segurança pública.

Serviço Firme (Firm Service)

Serviço oferecido a consumidores segundo programações ou contratos que não prevêm interrupções, independentemente da classe do serviço, exceto por força maior.(EUA)

Serviços Auxiliares (Ancillary Services)

Serviços de operações interconectadas para efetuar transferência de eletricidade entre entidades compradoras e vendedoras. (EUA)

Serviços Separados (Unbundled Services)

A venda e fixação de preços de serviços energéticos separadamente, ao invés de oferecer os serviços “amarrados” em pacotes, com um preço único para tudo. Com a separação, taxas separadas são cobradas para cada serviço, baseadas apenas nos custos de fornecimento daquele serviço (i.é, transporte, armazenamento, geração, produção, etc.) (EUA)

Setores (Sectors)

O mercado de varejo de energia é geralmente dividido em vários setores para o planejamento energético. Estes podem incluir: residencial, comercial, industrial, agrícola, órgãos públicos e iluminação pública. (Vide Classe de Serviço)(EUA)

Shaft Horsepower (Shaft Horsepower.)

Energia criada por força rotativa ou motriz por meio de um acoplamento.(EUA)

Short ou posição vendida (Short (or short position))

(1). Uma posição vendida é a posição de negócio de uma pessoa que vendeu bens móveis ou mercadorias que não possui, com a esperança de comprá-los em uma data posterior a um preço mais baixo. Uma venda a descoberto é um contrato para a venda de algo, como uma mercadoria ou contrato futuro, que o vendedor não possui. É um método de lucrar com a queda de preço esperada de uma mercadoria, mas arriscado porque se a mercadoria sobe, o dono da posição vendida terá que comprar a mercadoria subjacente a qualquer preço, para cobrir a venda a descoberto.
(2).Termo usual em operações de bolsa, com conotação baixista, usado no mercado a termo (futures) quando um investidor não possui o que está vendendo, mas tem de entregar em data futura, dependendo de que os preços baixem para que possa lucrar. É considerado como um baixista ou pessimista, isto é, espera que o mercado baixe, para poder lucrar. Contrapõe-se a (long) (Michaelis)

Sincronizar (Synchronize)

Processo de ligar dois equipamentos de corrente alternada previamente separados, após casar freqüência, voltagem, fases, etc.

Sincrono (Synchronous)

Parte de um equipamento rotativo cuja saída elétrica está na mesma freqüência e fase que a rede energética.

Sistema de Contabilização e Liquidação: SCL (Accounting & Settlement System)

Vide Processo de Contabilização e Liquidação
(Accounting and Settlement Process)

Sistema de Gasoduto (Pipeline System)

Um conjunto de instalações de gasoduto usadas para transportar gás natural da fonte de abastecimento até a ponta queimadora, incluindo a coleta, linhas de transmissão ou distribuição, instalações de tratamento ou processamento, estações de compressão e instalações associadas.

Sistema de Proteção Especial (Special Protection System)

Sistema de proteção destinado a desempenhar funções além da isolação de falhas elétricas. Também chamado de “esquema de ação corretivo”.(EUA)

Sistema de Transmissão Elétrico (Transmission System (Electric))

Um grupo interligado de linhas de transmissão elétrica e equipamentos associados para transportar ou transferir energia elétrica em bloco entre pontos de oferta e demanda nos quais é transformada para ser entregue pelas linhas do sistema de distribuição até os consumidores, ou é entregue para outros sistemas elétricos. (EUA)

Sistema Elétrico (Electric System or System(Electric)

(1) Instalações fisicamente ligadas de geração, transmissão e distribuição, operadas como uma unidade integrada sob um gerenciamento central, ou supervisão operacional.

(2)A geração, transmissão, distribuição e outros equipamentos operados como uma “concessionária” elétrica, ou parte desta.

Sistema Elétrico Agregado (Bulk Electric System)

O agregado de usinas de geração elétrica, linhas de transmissão e equipamentos relacionados. O termo pode-se referir às unidades dentro de uma “concessionária” elétrica, ou dentro de um grupo de “concessionárias” às quais estão interligadas as linhas de transmissão. (EUA)

Sistema Interligado (Interconnected System)

Um sistema com dois ou mais sistemas energéticos normalmente operando em sincronismo e com linhas de energia de interligação.

Sistemas de Operação Automática (Automatic Operating Systems)

Sistemas especiais de proteção (ou esquemas de ação corretiva) ou outros sistemas operacionais instalados nos sistemas elétricos que não requeiram intervenção para sua operação por parte dos operadores do sistema.(EUA)

Soleira Submersa (Submerged Weir)

Estrutura submersa transversal ao leito do rio com os objetivos de controlar os níveis d’água à montante ou assegurar uma vazão até que o rio atinja o nível da crista da estrutura.

Spot-start Swap (Spot–start Swap)

Genericamente falando, um spot-start swap começa dois dias úteis depois que o swap foi acordado com a contraparte e o especialista de mercado.
(Spot= mercado à vista. Mercado em que as mercadorias ou valores são negociados à vista e entregues imediatamente, contrastando com mercado a termo (futures market), quando os contratos são para entrega futura. Sinônimo de (cash market) e de (physical market) (Michaelis.))

Spread ou Diferença (Spread)

(1)A diferença entre dois preços, quantidades ou números, tais como os preços de compra/venda em uma transação de mercadorias. Nos mercados futuro e de opções um spread é a compra e venda simultâneas de dois contratos diferentes, na expectativa de uma variação favorável em seus preços relativos.

(2)Diversidade de investimento; Margem de lucro. Diversidade de investimentos em uma carteira de valores (portfolio), o que pode equilibrar grandes lucros com grandes prejuízos.

(3) Em termos de bolsa, margem de lucro pela diferença entre o preço de oferta e o de demanda.

(4) Desdobramento ou expansão por algum efeito multiplicador. (5). Margem de lucro entre o que se paga e o que se vende.(Michaelis)

Spread ou Diferença Compra-Venda (Bid-Offer Spread)

A taxa fixa à qual um agente assumirá o lado do pagamento ou do recebimento de uma transação de swap.

Spread Vertical (Vertical Spread)

Spread que envolve opções com diferentes preços de exercício, mas datas de vencimento idênticas.

Sub-medição (Submetering)

A prática de re-medir energia comprada além do medidor de “concessionária” do consumidor, geralmente feita quando o gás natural ou a eletricidade se distribui por moradores de prédios através de medidores particulares ou alugados. (EUA)

Subestação (Substation)

Equipamentos que comutam, mudam ou regulam a voltagem elétrica. Uma usina de energia elétrica que funciona como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão elétrica. As subestações direcionam e controlam o fluxo energético, transformam níveis de voltagem e funcionam como pontos de entrega para consumidores industriais. (USA)

Parte das instalações elétricas da unidade consumidora atendida em tensão primária de distribuição que agrupa os equipamentos, condutores e acessórios destinados à proteção, medição, manobra e transformação de grandezas elétricas.

Subestação de Transformação (Transformer Substation)

Conjunto de equipamentos que tem como tarefa transformar os níveis de tensão para os valores apropriados para determinado uso. Por exemplo, para o transporte da energia elétrica dos centros geradores aos centros consumidores, os níveis de tensões apropriados são os que se enquadram nos valores de alta tensão, então são necessárias subestações de transformação elevadoras.

Subestação transformadora compartilhada (Shared Transformer Substation)

Subestação particular utilizada para fornecimento de energia elétrica simultaneamente a duas ou mais unidades consumidoras.

Subjacente ou Instrumento Subjacente (Underlying or Underlying Instrument)

O bem, mercadoria ou instrumento financeiro que a opção dá direito de comprar (no caso de uma opção de compra) ou vender (no caso de uma opção de venda).

Submercados (Sub-markets)

Subdivisões do sistema interligado, correspondentes às áreas de mercado, para as quais o MAE estabelecerá preços diferenciados e cujas fronteiras são definidas em função da presença e duração de restrições relevantes de transmissão

Subsídio (Subsidization)

A imposição de custos a um consumidor ou classe de consumidores que são atribuíveis a serviços fornecidos a outros consumidores ou classes de consumidores, que pagam portanto menos do que os custos efetivos apropriados pelos serviços que recebem.

Subsídios Cruzados (Cross-Subsidization)

A prática de cobrar taxas maiores do que o custo efetivo do serviço para uma classe de consumidores, para cobrar taxas menores de uma outra classe de consumidores.

Substituição Elétrica (Displacement (Electric))

A substituição da geração de energia mais cara por outra menos dispendiosa. Geralmente isto significa reduzir ou interromper a produção em uma usina térmica de alto custo para usar geração térmica e/ou hidrelétrica quando disponível. (EUA)

Substituição Gás (Displacement (Gas))

(a) No transporte de gasoduto, a substituição de uma fonte de gás natural em um ponto por outra fonte de gás natural noutro ponto. Por meio da substituição o gás natural pode ser transportado para trás ou para troca. (b) No mercado de gás natural, a substituição de gás natural de um fornecedor de consumidores por gás natural de outro fornecedor concorrente. (EUA)

Supercondutividade (Superconductivity)

O fluxo de corrente elétrica sem resistência em certos metais e ligas a temperaturas perto do zero absoluto. Moto perpétuo em uma escala atômica; a condução de eletricidade sem a menor perda energética – condutividade perfeita.

Supercondutor (Superconductor)

Material que se torna um condutor perfeito de eletricidade quando resfriado a baixas temperaturas. Pesquisas começadas em 1986 aumentaram o limiar de temperatura a níveis que, em um futuro próximo, podem fornecer fios capazes de conduzir altas correntes elétricas sem perda de transmissão. Quase todas substâncias oferecem alguma resistência às correntes elétricas, causando perda de parte da energia elétrica gerada. Somente um fio supercondutor poderia evitar tais perdas porque uma corrente iniciada em um supercondutor pode fluir para sempre.

Suporte de Voltagem (ou Suporte ativo de voltagem) (Voltage Support)

Dispositivo/equipamento (gerador) remoto de pequeno porte, localizado em um sistema de transmissão, para prover voltagem ao consumidor dentro dos limites de tolerância. Se a voltagem fornecida estiver fora dos níveis de tolerância, os aparelhos ou instrumentos elétricos não funcionarão eficientemente.(EUA)

Swap (Troca) (Swap)

(1)Um portfólio de contratos futuros. Um swap é quase idêntico a uma seqüência de contratos futuros (compromissos de compra ou venda de um bem subjacente a um preço e época pré-especificados), e seu fechamento futuro se dá em diferentes épocas de maturação. Uma das vantagens do “swap” é que um especialista de mercado pode adaptá-lo para atender as necessidades de uma contraparte particular, ao passo que a padronização é a chave do sucesso de instrumentos negociados em bolsa.

(2) permuta. Intercambiar, trocar ou fazer escambo, isto é permutar uma coisa por outra. Um par de transações combinadas quase simultaneamente, por cujo intermédio se concorda em: comprar uma determinada quantia de divisas para entrega imediata e vender a mesma quantia em uma data fixa no futuro; ou fazer uma venda na hora e uma compra futura. (Michaelis)

Swap Buyout (Buyout)

Um Swap fechado e negociado a preço corrente.

Swap de Base (Basis Swap)

Um swap de base envolve a troca de uma taxa flutuante por outra. Um swap de taxa de juros no qual os pagamentos estejam em uma base de flutuação diferente, por exemplo de três meses contra seis meses. Também conhecida como swap de flutuação/flutuação. Um swap de base permite a um usuário bloquear em um diferencial entre dois graus, dois tipos de produto, ou duas localizações de uma mercadoria. Essa ferramenta é usada para o ajuste fino do gerenciamento de risco do preço da energia. (Um swap no diferencial entre um produto do petróleo e óleo cru costuma ser chamada de swap no “craqueamento”).

Swap de Início Retardado (Delayed Start Swap)

Um swap que começa mais de dois dias após o acordo verbal feito, mas ainda dentro do ano seguinte.

Swap de Mercado Monetário (Money Market Swap)

Swaps com maturidade relativamente de curto prazo, geralmente menos do que três anos.

Swap de Participação (Participating Swap)

Swap estruturado para proteger o risco de taxa flutuante ao mesmo tempo que permite ao hedger reter alguns benefícios de uma mudança favorável das taxas.

Swap de Prazo (Term Swap)

Swaps geralmente envolvem prazos de vencimento maiores do que normalmente se encontra em contratos futuros ou de opções, negociados em bolsas organizadas. Um swap de prazo geralmente envolve prazos de vencimento maiores do que três anos.

Swap Futuro (Forward Swap)

Swaps que começam a mais do que um ano no futuro. Os prazos são fixados antes da data de início. Também conhecido como Swap de início adiado.

Swap Resgatável (Callable Swap)

Swap no qual o recebedor de uma taxa fixa tem o direito de encerrar o swap após um certo tempo se as taxas subirem. Também conhecido como swap cancelável.

Swaption (Swaption)

Uma opção que embute a capacidade de uma contraparte terminar o swap de acordo com algumas condições pre-estabelecidas, geralmente sem penalidade. Uma opção para entrar em um contrato de swap. A swaption do recebedor é o direito de ter uma tarifa fixa e a swaption do pagador é o direito de ter uma tarifa fixa.