U

Unidade / Estação de Carga de Base (Base Load Unit/Station)

Unidade geradora projetada para funcionar a plena capacidade, ou perto dela, de forma praticamente contínua. (EUA)

Unidade consumidora (Consumption Unit)

Conjunto de instalações e equipamentos elétricos caracterizado pelo recebimento de energia elétrica em um só ponto de entrega, com medição individualizada e correspondente a um único consumidor.

Unidade Conversora (Conversion Unit)

Uma unidade que consiste em um queimador, termostato associado e controles de segurança, que pode ser usada para converter um aquecedor de um combustível para outro. (EUA)

Unidade de Ciclo Combinado (Combined Cycle Unit)

Uma unidade de geração elétrica que consiste em uma ou mais turbinas de combustão e uma ou mais caldeiras com uma parte da entrada de energia necessária na (s) caldeira(s) fornecida pela exaustão de gás da(s) turbina(s) de combustão.

Unidade de Desulfurização de Gás de Combustão Purificador (Flue Gas Desulfurization Unit (Scr

Equipamento usado para remover cinzas finas dos gases de combustão de uma caldeira antes da descarga na atmosfera. Coletores de partícula incluem precipitadores eletrostáticos, coletores mecânicos (ciclones), filtros de tecido (sacos) e purificadores úmidos. (EUA)

Unidade de Operação Obrigatória (Must Run Units)

Unidade geradora específica designada pelo operador do sistema para estar ativa ou na rede para garantir o fluxo de eletricidade. Essa unidade de operação obrigatória está fora do despacho econômico e pode ou não ser a unidade mais eficiente do sistema. Uma unidade pode ser designada como de operação obrigatória por razões operacionais que podem incluir confiabilidade do sistema, controle de tensão ou estabilidade do sistema.(EUA)

Unidade Geradora (Generating Unit)

Qualquer combinação de gerador(es), reator(es), caldeira(s), turbina(s) de combustão ou outras forças motrizes operadas em conjunto para produzir eletricidade.

Unidade Nuclear Operável (Operable Nuclear Unit)

Uma unidade é “operável”após completar o teste de baixa potência e ter autorização para operar a plena carga. Isto ocorre quando recebe sua licença operacional adicional de plena carga. (EUA)

Unidade Térmica Britânica – BTU (“British Thermal Unit” (BTU))

A quantidade de energia calorífica necessária para uma libra de água aumentar a temperatura em um grau Farenheit.

Unidade Térmica Britânica – Btu, Saturada (British Thermal Unit (Btu), Saturated)

Uma medida do valor calorífico do gás natural completamente saturado com vapor d’água sob condições normais de temperatura, pressão e gravidade. Esse padrão de medida geralmente tem pouco ou nada a ver com o estado no qual o gás natural é efetivamente entregue para as primeiras vendas.

Unidade Térmica Britânica – Btu, Seca (British Thermal Unit (Btu), Dry)

Uma medida do valor calorífico do gás natural livre de umidade, ou contendo menos de 7 libras por Mcf de vapor d’água. Condição na qual o gás natural costuma ser entregue para as primeiras vendas.

Unidade Terminal Remota (Remote Terminal Unit (RTU))

Uma unidade remotamente controlada que coleta dados acumulados e instantâneos a serem tele-enviados a um determinado centro de controle, que mostra o estado atual da instalação geradora. As entradas podem ser usadas para despacho econômico. (EUA)

UNIDADES DE MEDIDAS

Usina (Plant)

Instalação na qual se localizam forças motrizes, geradores elétricos e equipamentos auxiliares para conversão de energia mecânica, química e/ou nuclear em energia elétrica. (Vide Turbina)

Usina (Station)

Local que dispõe de uma ou mais unidades geradoras.(EUA)

Usina a Fio de Água (Run-of-River Plant)

Uma usina hidrelétrica que depende principalmente da vazão de um rio para a geração, ao contrário de um projeto de represamento, que tem espaço disponível para armazenar água de uma estação do ano para outra. Alguns projetos de fio d’água têm uma capacidade de armazenagem limitada (represamento) que lhes permite regular a vazão em uma base diária ou semanal.

Usina com acumulação (Plant with Storage (or with Reservoir))

Usina hidrelétrica que dispõe de reservatório para acumulação de água, com volume suficiente para assegurar o funcionamento normal das usinas durante um tempo especificado.

Usina de Base (Base-Load Plant)

Usina hidrelétrica que é normalmente operada para atender a carga de base e é operada essencialmente sob carga constante.

Usina de Carga de Base (Base Load Plant)

Uma usina normalmente operada para assumir toda ou parte da carga contínua mínima de um sistema, e que consequentemente produz eletricidade a uma taxa essencialmente constante. Essas usinas são operadas para maximizar a eficiência mecânica e térmica do sistema e minimizar os custos operacionais do mesmo. Uma usina de carga de base é caracterizada tipicamente por custos fixos relativamente altos e baixos custos operacionais unitários. Tradicionalmente, as usinas a carvão e nucleares e algumas usinas elétricas a vapor de alta eficiência têm sido consideradas usinas de carga de base. (EUA)

Usina de Carga de Ponta ou Unidade da Ponta (Peak Load Plant or Peaker Unit)

Usina geralmente contendo unidades a vapor de baixa eficiência e resposta rápida, turbinas a gás, diesels ou equipamento elétrico de armazenamento bombeado, normalmente usados durante os períodos de carga máxima. Unidades de ponta se caracterizam pelos tempos de partida rápida e, geralmente, altos custos operacionais, mas baixos custos de capital. (EUA)

Usina de Combustão Interna (Internal Combustion Plant)

Usina na qual a força motriz é um motor de combustão interna. Este possui um ou masi cilindros nos quais ocorre o processo de combustão, convertendo em energia mecânica a energia liberada pela queima rápida de uma mistura ar-combustível. Motores a diesel ou gás são os tipos principais usados em usinas elétricas. A usina é geralmente operada durante emergências ou períodos de demanda excepcionalmente alta de eletricidade.

Usina de Combustível Fóssil (Fossil-Fuel Plant)

Uma usina que emprega carvão, combustível líquido (p.ex. óleo) ou gás natural como sua fonte energética.

Usina de Geração a Vapor (Steam Generation Plant)

Uma usina geradora elétrica térmica que produz vapor para movimentar uma turbina.

Usina de Ponta (Peak-Load Plant or Peaking Plant)

Usina que é normalmente operada para fornecer potência durante os períodos de ponta de carga.

Usina de Tratamento (Treating Plant )

Instalação que trata gás natural cru para remover impurezas indesejáveis tais como dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e vapor d’água. Usinas de tratamento podem ser de propriedade de produtores, tratadores independentes ou companhias de gasodutos de transmissão. (EUA)

Usina de Turbina a Gás (Gas Turbine Plant)

Uma usina na qual a força motriz é uma turbina a gás. Uma turbina a gás geralmente consiste em um compressor de fluxo axial que alimenta ar comprimido para dentro de uma ou mais câmaras de combustão, onde é queimado combustível líquido ou gasoso (por exemplo: gás). Os gases quentes resultantes são expandidos através da turbina, causando sua rotação. O eixo da turbina ao girar aciona os compressores bem como o gerador, produzindo eletricidade. (Vide Turbina)

Usina Eletrica a Vapor Convencional – (Steam Electric Plant (Conventional))

Usina em que a força motriz é uma turbina a vapor. O vapor usado para movimentar a turbina é produzido em uma caldeira em que se queimam combustíveis fósseis.

Usina Elétrica Física (Electric Plant (Physical))

Uma instalação contendo motores, geradores elétricos e equipamento auxiliar para converter energia mecânica, química e/ou de fissão em energia elétrica. Também conhecida como Usina de Geração Elétrica e Usina de Energia Elétrica.

Usina Energética (Power Plant)

Uma instalação industrial que tem como seu produto principal a produção de kilowatt-horas de energia. A energia é produzida a partir de matérias primas tais como óleo, carvão ou nuclear. Uma usina que converte energia mecânica em elétrica. (Vide geração, potência real e potência reativa).(EUA)

Usina Geotérmica (Geothermal Plant)

Usina na qual a força motriz é uma turbina a vapor, movida seja pelo vapor produzido por água quente, seja por vapor natural cuja energia provém de calor encontrado em rochas ou fluidos a várias profundidades abaixo da superfície terrestre. A energia é extraída por perfuração e/ou bombeamento.(Vide: Geração Geotérmica)

Usina Hidráulica (ou Hidroelétrica) (Hydroelectric Power Plant)

(1)Instalação na qual a energia mecânica da água é convertida em energia elétrica.

(2)Conjunto de todas as obras e equipamentos destinados à produção de energia elétrica utilizando-se de um potencial hidráulico.

Usina Hidroelétrica (Hydroelectric Plant)

Usina na qual os geradores da turbina são movidos pela queda d’água.

Usina Hidroelétrica a Fio de Água (Run-of-Stream Hydroelectric Power Plant – Run-of River)

(1)Usina hidrelétrica em um curso de água, onde o volume de regularização é pouco significativo. Ver Usina Hidroelétrica de Represa

(2)Usina hidrelétrica que utiliza reservatório com acumulação suficiente apenas para prover regularização diária ou semanal, ou utilizada diretamente a vazão afluente do aproveitamento

Usina Hidroelétrica de Armazenamento Bombeado, ou Reversível (Pumped-Storage Hydroelectric Pla

Usina que gera eletricidade usando água bombeada durante períodos fora da ponta para um reservatório elevado de armazenagem. Nos períodos de ponta, quando se necessita de capacidade geradora adicional, a água é liberada do reservatório elevado para as turbinas do gerador em uma usina energética a uma cota mais baixa. Uma usina hidrelétrica que usa tanto água bombeada quanto fluxo de água natural para produzir eletricidade é uma Usina Hidrelétrica Combinada de Armazenamento Bombeado.

Usina Hidroelétrica de Represa (Storage-Dam Hydroelectric Power Plant)

Usina hidrelétrica em um curso de água, onde o volume de regularização é bastante significativo.

Usina Hidroelétrica Pura de Armazenamento Bombeado (Pure Pumped-Storage Hydroelectric Plant)

Uma usina que produz energia apenas com água previamente bombeada para um reservatório superior. (EUA)

Usina Nuclear (Nuclear Power Plant)

Uma instalação na qual o calor produzido em um reator pela fissão de combustível nuclear seja usado para movimentar uma turbina a vapor.

Usina Processadora de Gás (Processing Plant)

Uma instalação na qual se faz o gás natural cru da boca do poço atender requisitos de qualidade de gasoduto, preparando-o para venda a consumidores pela redução ou remoção de impurezas indesejáveis, extraindo-se hidrocarbonetos de não-metano comercialmente desejáveis do fluxo de gás.(EUA)

Usina Processadora Straddle ou a Cavaleiro (Straddle Plant)

Usina de processamento de gás natural construída perto de um gasoduto de transmissão a jusante dos campos em que o gás natural no gasoduto foi produzido. Também chamada usina “em linha”. Geralmente, a usina straddle não compra nem revende o gás natural, mas fornece apenas um serviço de processamento para o proprietário do gás natural, ou dos direitos de processamento do mesmo. Geralmente, os produtores de gás natural reservam direitos de processamento quando vendem gás natural, de forma que possam ter os líquidos de gás natural removidos do fluxo de gás por uma usina a cavaleiro. (EUA)

Usina Reversível (Pumped-Storage Plant)

Usina em que a energia elétrica é gerada com a utilização de água previamente bombeada para um reservatório de acumulação.Pode ser usada para prover capacidade de reserva de geração.

Usina Térmica Clássica (Classical Thermal Power Plant)

Instalação na qual a energia química, contida em combustíveis fósseis, sólidos, líquidos ou gasosos, é convertida em energia elétrica.

Usuário Final (End-User)

Aquele que efetivamente consome a energia, diferentemente daquele que a vende ou revende

X
A ampère
A/m ampères por metro
Avg média (average)
bbl barril
Bcf bilhão de pés cúbicos
Btu British thermal unit
Ccf cem pés cúbicos
cf pé cúbico
cu cubic
cu ft/hr cubic feet per hour
oC grau celsius
oF grau fahrenheit
dd grau por dia
Dth decatermo
eb equivalente a barril
G gaus
gal galão
GW gigawatt
GWh gigawatt hora
h hora
hp horsepower
Hz Hertz
kV