Chesf e Rede Nacional de Ensino firmam acordo de cooperação para fibra óptica

Acordo foi assinado para uso mútuo da infraestrutura óptica em toda região do Nordeste

A Chesf e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinaram, na última segunda-feira, 19 de setembro, um acordo de cooperação técnica para o uso mútuo de infraestrutura óptica em toda região Nordeste, tendo como suporte as linhas de transmissão da Chesf.

Para a RNP, a parceria permitirá acelerar a oferta de infraestrutura avançada ótica para a educação e pesquisa, o que vai beneficiar o acesso à internet de alto desempenho para a comunidade acadêmica, incluindo centros de pesquisa, faculdades, institutos superiores, hospitais de ensino e centros de educação tecnológica, integrando a 100Gbps todo o Nordeste ao país.

Para a Chesf, o avanço na infraestrutura de telecomunicações garantirá maior confiabilidade para atendimento à operação e manutenção do seus sistema elétrico, em especial nas instalações teleassistidas, bem como às aplicações corporativas da Empresa. A solenidade foi realizada na sede da Chesf e contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, além da participação de representantes dos ministérios de Minas e Energia; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; e do diretor da RNP.