Copel coloca nova subestação Realeza do Sul em operação

Subestação irá beneficiar cerca de 120 mil consumidores

A Copel iniciou a operação de uma nova subestação em Realeza, Sudoeste do Paraná, que vai beneficiar 120 mil consumidores de 40 municípios. A subestação, batizada de Realeza Sul, recebeu R$ 47,5 milhões em investimentos e entrou em funcionamento quase dois meses antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os trabalhos de construção duraram um ano e geraram 120 empregos diretos.

A nova subestação opera em 230 kV, ou seja, repassa energia a subestações menores que distribuem a carga para o consumidor final. Por isso, ela beneficia diretamente sete cidades – Capanema, Capitão Leônidas Marques, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Realeza, Santo Antônio do Sudoeste – e outros 33 cidades indiretamente. Ela está instalada na área rural do município de Realeza, ao lado de uma antiga subestação de distribuição de 138 kV. As duas instalações passam, agora, a operar de forma integrada.

“Temos uma obra concluída antes do prazo, e, com isso, uma antecipação de receita. Esse é o melhor cenário quando pensamos na expansão de nossos negócios”, destacou o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna. A entrada em operação desses ativos garante uma receita adicional de R$ 5,7 milhões à companhia.