Extremo Sul catarinense ganhará nova linha de transmissão

Governador do estado e presidente da Celesc assinam ordem de serviço que autoriza a melhoria no sistema elétrico

Na última quinta-feira, 23 de fevereiro o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, assinaram a ordem de serviço que autoriza a construção de uma nova linha de transmissão de energia elétrica (LT) no extremo Sul do Estado, beneficiando os municípios de Praia Grande, São João do Sul e Passos de Torres.

A nova linha de transmissão vai permitir a conexão da futura subestação São João do Sul, que será construída pela Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (CEPRAG), com a subestação Sombrio, pertencente ao sistema Celesc. A obra vai permitir a energização da nova Subestação e a ampliação do sistema elétrico pertencente à Cooperativa, responsável pelo atendimento de 12.700 unidades consumidoras nos três municípios onde vivem uma população com quase 21 mil habitantes.

A linha de transmissão terá circuito simples, trifásico, com um cabo condutor por fase e um cabo para-raios OPGW com 36 fibras ópticas. Com extensão de 20,6 km, será sustentada por 130 estruturas de concreto/aço e 9 estruturas metálicas. A obra será custeada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Fazenda, que assinou com a Celesc Distribuição um Protocolo de Intenções no valor de R$ 16 milhões. O prazo de execução da obra é de 10 meses.