Agenda Setorial 2017 dá largada para começo do ano no setor elétrico

Quarta edição do evento será realizada no dia 3 de abril no Rio de Janeiro. Workshop PSR/CanalEnergia acontece no dia seguinte

Abrindo o calendário de eventos do Grupo CanalEnergia será realizada no próximo dia 3 de abril, no Rio de Janeiro (RJ) a Agenda Setorial 2017- Abastecimento e Preço. Na sua quarta edição, o evento aborda os principais temas que vão entrar em pauta ao longo de 2017. Nos últimos anos, o Agenda Setorial vem se consolidando como o evento que marca o início do ano para o setor elétrico e é organizado pelo Centro de Treinamento e Estudos em Energia, braço de eventos do Grupo CanalEnergia.

A Agenda Setorial tem entre os seus convidados autoridades do setor como o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata. No painel sobre o balanço do ano para a operação e expansão, o debate será sobre pontos como o comportamento da carga em 2017, a necessidade ou não de despacho fora da ordem de mérito, as condições do suprimento e os novos mecanismos de aversão ao risco. Também convidado para esse painel está o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Luiz Augusto Barroso. A discussão deverá girar sobre o dilema entre o excesso de oferta e o desafio da contratação, leilão de descontratação, a revisão de garantias das hidrelétricas e sobre o aperfeiçoamento do modelo setorial.

No painel de mercado, especialistas apresentarão visões complementares sobre a regulação e o comportamento dos mercados regulados e livres em 2017. Em seguida, eles vão responder a perguntas do público, sobre assuntos como os mecanismos de formação e as perspectivas para o GSF e a contratação de energia nova. Na comercialização, o Agenda Setorial vai debater a inadimplência, a sobrecontratação das distribuidoras, a mudança dos parâmetros de aversão ao risco e os impactos na formação de preços. Outro convidado é o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Tiago Correia, que deve abordar o avanço da micro e minigeração de energia, os desafios regulatórios e a agenda da agência para 2017.

No dia seguinte, acontece o 7º Workshop PSR/ CanalEnergia – Reforma do Setor Elétrico: consertando o navio em alto mar. A base da partida para a edição desse ano do workshop é o tipo de desordem completa que assola o setor, resultando em alta nas tarifas, judicialização e atrasos. Com o objetivo de discutir os desafios necessários para aperfeiçoamentos, a intenção é apresentar propostas para mudanças no setor. A organização de mercados no exterior, desenhos futuros, reabilitação de UHEs, inserção de renováveis e a onda da geração distribuída também estão nos tópicos que serão apresentados pela PSR no Workshop.

Serviço:

Agenda Setorial 2017
Data: 3 de abril de 2017
Local: Centro de Convenções SulAmérica (RJ)
Hora: 9:00
Mais informações: https://www.agendasetorial.com.br

Workshop PSR / CanalEnergia 2017
Data: 4 de abril de 2017
Local: Centro de Convenções SulAmérica (RJ)
Hora: 9:00
Mais informações: https://workshoppsr.ctee.com.br