Leilão A-5 poderá ter mais hidrelétricas além de Belo Monte

Ministério de Minas e Energia definiu nesta terça-feira, 29 de março, os montantes de garantia físicas de quatro usinas para participação no certame

O próximo leilão A-5, marcado para 29 de abril, poderá contar com as hidrelétricas Apertados (PR-139 MW), Ercilândia (PR-87,1 MW), Telêmaco Borba (PR-118 MW) e Santa Branca (PR-62 MW). Nesta terça-feira, 29 de março, Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União os montantes de garantia físicas das respectivas usinas para participação no certame, em valores de 80,7 MW médios, 54,2 MW médios, 66,9 MW médios e 35,1 MW médios respectivamente.
 
Segundo o MME, as garantias físicas ora definidas perderão a validade caso as usinas não firmem contratos de compra e venda de energia ou caso as licenças ambientais previas e estudos de viabilidade técnica e econômica, quando emitidos ou aprovados, implicarem alterações nas características destas hidrelétricas. O leilão A-5 contratará energia para entrega em 2021. A expectativa do mercado é que apenas a UHE Belo Monte conseguirá vender energia nesse certame por conta da baixa demanda.