Edital do A-5 de 2016 entra em audiência pública

Leilão será realizado no dia 5 de fevereiro e vem com prazo ideal para execução dos projetos

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 8 de dezembro, a abertura de audiência pública no período de 11 de dezembro de 2015 até 10 de janeiro de 2016 para o aprimoramento da minuta do edital do próximo leilão A-5, que será realizado no dia 5 de fevereiro de 2016. O certame vai ofertar usinas movidas a fonte hídrica, eólica, térmica a gás, biomassa e carvão. O leilão cadastrou 1.055 projetos que somam 47.618 MW.

De acordo com o diretor-relator do tema, André Pepitone, a realização do leilão no início do ano é resultado de um intenso trabalho que vem sendo feito pela agência e o Ministério de Minas e Energia no intuito da implantação dos empreendimentos no tempo certo. "Houve um grande esforço par a que o leilão seja A-5 e não um A-4", explicou.

O diretor José Jurhosa também ressaltou para o fato do alto número de projetos na região Nordeste, o que demandaria atenção ao próximo leilão de Linhas de Transmissão. Nos últimos leilões, lotes não tem atraído interessados.