CCEE suspende liquidação financeira do MCP de outubro

Falta de acordo entre câmara e associações com liminares continua a travar o mercado que chega a dois meses sem o pagamento de credores

A falta de um acordo entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e quatro associações com liminares na Justiça que levou à suspensão da operação de crédito no mercado de curto referente a setembro chegou ao evento de outubro. A câmara confirmou que a operação referente a outubro também não acontecerá conforme o previsto, que era de realizar o débito no dia 8 e o crédito no dia 9 de dezembro.

Essa decisão já era esperada em função de o imbróglio que envolve as associações ABEEólica, Abraget, Única e Abraceel não ter sido resolvido, conforme revelou a Agência CanalEnergia em 19 de novembro. Em um rápido comunicado a CCEE disse "que as operações da liquidação financeira do Mercado de Curto Prazo – MCP permanecem suspensas, o que envolve as operações de setembro/2015 (créditos) e outubro/2015."

Essa decisão foi tomada na reunião do Conselho de Administração da CCEE, que ocorreu nesta terça-feira, 1º de dezembro. Com essa suspensão outras atividades da câmara também tiveram sua data adiada. Além da liquidação, não ocorrerão na data original prevista:

– Divulgação e certificação de dados e resultados da contabilização de outubro/15 (originalmente prevista para 01/12/15);

– Divulgação dos resultados de pré-liquidação do MCP de outubro/15 (originalmente prevista para 02/12/15); 

– Liquidação financeira de penalidades referentes a novembro/15 (originalmente prevista para 09/12/15); 

– Certificação da pós-liquidação do MCP de outubro/15 (originalmente prevista para 11/12/15);  

– Divulgação da Apuração de Penalidades de Energia e de Potência de outubro/15 (originalmente prevista para 21/12/15); 

– Divulgação dos Relatórios de Desconto da TUSD/TUST de outubro/15 (originalmente prevista para 21/12/15); 

– Período da Negociação de Aquisição de Potência de outubro/15 (originalmente prevista de 22 a 29/12/15);

– Divulgação da Apuração da Penalidade de Potência pós-negociação de out/15 (originalmente prevista para 30/12/15).

Com isso, os boletins InfoMercado Mensal, InfoMercado – Dados Gerais e InfoMercado – Dados Individuais, referentes a outubro, também foram suspensos.