Eletronuclear debate programas socioambientais na região das usinas

Conferências vão ocorrer até o dia 31 de julho, e serão abertos à população. Empresa vai investir R$ 350 milhões em três municípios

A Eletronuclear programou para os próximos dias 29, 30 e 31 de julho três seminários sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela empresa nos municípios da área de influência das usinas nucleares. As sessões ocorrerão nas cidades de Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, respectivamente, localizadas no Rio de Janeiro.
 
Os eventos serão abertos à população e contarão com a presença de autoridades e representantes de diversas instituições de cada município, além de especialistas da Eletronuclear. O objetivo é possibilitar maior acesso às informações sobre a central nuclear de Angra, divulgando as ações de mitigação dos impactos socioambientais decorrentes da atividade das usinas. Os encontros também atendem à condicionante 2.2.5 da Licença de Operação da Usina Nuclear Angra 3 (LO 1217/2014) e ao parecer nº 5340/2013 do Ibama.

Como parte do programa de medidas compensatórias pela construção de Angra 3, estão sendo investidos cerca de R$ 350 milhões, até dezembro de 2018, em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro nas áreas de educação, saúde, defesa civil, ação social, obras e serviços públicos, cultura e meio ambiente.
 
Na apresentação, o coordenador de Responsabilidade Socioambiental e Comunicação da Eletronuclear, Paulo Gonçalves, vai falar sobre os convênios que já foram executados e detalhar os que estão programados e em andamento nessas cidades. Ao final, os presentes poderão formular perguntas, por escrito, que serão respondidas pelo palestrante e por representantes da Eletronuclear e das entidades participantes de cada projeto.
 
Simultaneamente à palestra, haverá um estande para tirar dúvidas sobre outros temas relacionados ao funcionamento da central nuclear, com distribuição de folheteria informativa e exibição de maquetes. Também serão divulgadas informações relativas ao monitoramento ambiental realizado nas usinas e no seu entorno, com a presença de um especialista do Laboratório de Monitoração Ambiental da Eletronuclear.
 
Serviço:
 
Rio Claro
Data: 29/07 – Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Rio Claro (Rua 3, nº 945)
 
Angra dos Reis
Data: 30/07 – Horário: 9h
Local: Espaço Cultural Eletronuclear – Convento do Carmo (Praça Frei Tito Brandsma, s/nº)
 
Paraty
Data: 31/07 – Horário: 9h
Local: Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 117 – Centro Histórico)