Aneel define cotas da UHE Paranapanema

Concessão da usina expirou nesta terça-feira, 7 de julho

A hidrelétrica Paranapanema entra a partir de quarta-feira, 8 de julho, no sistema de cotas definido para as concessões que vencerão até 2017 e serão relicitadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O contrato da usina terminou nesta terça-feira, 7, mesma data em que a Aneel estabeleceu os percentuais de garantia física de energia e potência que serão atribuídos a cada distribuidora.

Com capacidade instalada de 31,5 MW, a UHE Paranapanema tem 25,17 MW médios de garantia física. A Aneel decidiu homologar o fator de rateio para que não seja necessário alterar a resolução das cotas, caso haja a revisão da energia assegurada do empreendimento em algum momento. A partir desse fator, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica vai calcular o montante de energia que será dividido entre as empresas que compram energia no mercado regulado.

Até a que o empreendimento tenha sua concessão leiloada, a prestação temporária do serviço será feita pela Santa Cruz Geração de Energia SA, atual concessionário.