Temporal afeta fornecimento de energia no Sul

Chuva e ventos fortes interromperam a distribuição em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O temporal que atingiu diversos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no início da madrugada desta quinta-feira, 28 de maio, ainda compromete o fornecimento de energia elétrica nos estados.

De acordo com a Celesc, os municípios catarinenses de Garopaba, Imbituba, Laguna e Imaruí foram os mais prejudicados, com interrupção total de energia. A ventania afetou a LT entre as subestações de Imbituba e Laguna, às 11h30. Às 15h, havia 45 mil unidades consumidoras sem luz. A previsão era de que o fornecimento estaria reestabelecido até às 16h.

Já no Rio Grande do Sul, segundo a CEEE, o temporal afetou a demanda de energia na zona sul da capital Porto Alegre e municípios da região metropolitana, especialmente Alvorada, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba e Viamão. Os maiores problemas no sistema são decorrentes de queda de galhos e árvores sobre as redes de energia. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 30 mil unidades consumidoras estavam sem fornecimento de energia, sendo 23 mil na região metropolitana. A área técnica da companhia espera que até o fim do dia seja possível normalizar os serviços nas regiões afetadas.