In Forma desenvolve ferramenta que facilita solicitação de intervenção junto ao ONS

Pedido é necessário para que concessionário atue na rede. CEEE-GT será a primeira a usar

A In Forma Software desenvolveu uma ferramenta que se integra ao sistema do Operador Nacional do Sistema Elétrico e facilita o processo de Solicitação de Intervenção. A solicitação é necessária para que o concessionário realize atividades na rede. Cada etapa deve obedecer a um manual organizado pelo órgão regulador. A primeira beneficiada será a CEEE-GT. O processo de implantação do módulo está em curso e a previsão para entrar em produção é por volta do último trimestre de 2015.

A funcionalidade da ferramenta está sendo disponibilizada aos clientes como um módulo da solução da In Forma para empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica, o EquipMaint. O novo módulo de SI atua ao longo de todo o processo necessário para a análise, solicitação de autorização e execução do serviço. A funcionalidade é totalmente aderente e integrada aos processos de rede definidos pelo ONS e entre outras características, atua em rede colaborativa com as equipes de operação e manutenção das empresas de Geração, Transmissão e Distribuição.

De acordo com a diretora de produção da In Forma Software, Virgínia Sgotti, já havia uma funcionalidade no EquipMaint que atuava na Solicitação de Intervenção, mas foi feita uma reformulação completa no ambiente, que diminui até os erros de preenchimento. Segundo o engenheiro eletricista José Cereja, a solução é bem parecida com o manual do ONS. Além dos benefícios de integração com o sistema deles, haverá um histórico mais adequado das intervenções feitas, permitindo rastrear tudo que for feito na rede.