Lucro da Wärtsilä aumenta 36,5% no primeiro trimestre

Empresa reportou ganhos de 86 milhões de euros em todo o mundo

A Wärtsilä informou que teve um lucro líquido de 86 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Esse valor representa um aumento de 36,5% sobre o mesmo período do ano passado. O volume de vendas caiu 1%, para 988 milhões de euros enquanto o valor dos pedidos em carteira aumentou 15%, ou 1,285 bilhão de euros. Com isso, a empresa encerrou o trimestre com um volume total de pedidos em carteira que soma 4,931 bilhões de euros, elevação de 12% quando comparado ao volume do mesmo período de 2014.

O resultado operacional da empresa ficou em 100 milhões de euros, cerca de 10% das vendas líquidas ante um indicador de 9,8% no ano anterior. Com esses resultados a empresa mantém as perspectivas de vendas líquidas até 10% mais elevadas do que em 2014 e a margem operacional entre 12 e 12,5%. Esses números não consideram o impacto da aquisição da L03 Marine Systems.
Em comunicado, o presidente e CEO da empresa Björn Rosengren disse que ano de 2015, como esperado, começaria de forma mais lenta para os negócios no segmento marítimo. Os baixo preços do petróleo estão levando os clientes a uma redução de atividades o que resultou em poucos pedidos nesse segmento. Já para as termelétricas o movimento é inverso com o crescimento econômico de mercados emergentes e o aumento do consumo de energia nos Estados Unidos. O segmento de serviços da companhia é outra área que se destacou no primeiro trimestre de 2015, aumentou 11%.