Concurso The Next Startup premia empreendedores de São Paulo e Espírito Santo

Quatro projetos receberão consultoria para dar andamento à ampliação de seus planos de negócio

Quatro projetos empreendedores, de São Paulo, Caraguatatuba e Vitória foram escolhidos na última quarta-feira, 6 de dezembro, como vencedores do concurso The Next Startup. Os projetos foram selecionados entre 12 finalistas, e são divididos em quatro categorias.

Em Energia, a Sorbio, de Caraguatatuba, compreende a produção de material orgânico usado para controle de contaminações de petróleo e derivados, que pode ser reutilizado na produção energética em sistemas de biomassa. Na categoria Web & Mobile, Bella Materna, de São Paulo, ganhou com o desenvolvimento de um aplicativo e marketplace para gestantes e mães, com objetivo de conectar este público com profissionais de saúde e produtos do segmento.

Já em Serviços e Indústria/Novas Ideias, o Hidroredentor, de Vitória, triunfou ao desenvolver hidrogel para plantio e projetos agrônomos, baseado no reaproveitamento de cascas de frutas. Por fim em Empreendedorismo Social, a PLT4Way, de São Paulo, é uma estrutura de cursos itinerantes de inglês, com o objetivo de tornar o ensino da língua acessível a comunidades do interior. Possui uma estrutura de voluntários, que oferecem também aulas grátis para alunos de maior vulnerabilidade social.

O The Next Startup é realizado pela EDP e pelo Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais da empresa, em parceria com a DreamShaper. O programa tem como objetivo auxiliar pessoas na concretização de ideias de negócios, fortalecendo o empreendedorismo individual e coletivo de forma consciente e estruturada. Só na área de distribuição da EDP, mais de 3 mil pessoas se inscreveram na olimpíada.

“Os projetos vencedores, além de serem sólidos e de possível aplicação, estão alinhados com os pilares do Instituto EDP, de preservação do meio ambiente e o auxílio às pessoas de baixa renda”, destacou Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Realizado por meio de uma plataforma online chamada DreamShaper, o concurso acontece desde 2010 em Portugal com o título Acredita Portugal.  Desenvolvida com professores de Harvard e Stanford, a ferramenta reúne conteúdos de empreendedorismo de forma que o utilizador não precise ter experiência nem formação em administração. Seguindo as orientações da ferramenta, é possível ter uma estratégia de crescimento bem estruturada para uma empresa.

O evento é coorganizado pela Universia, com o apoio do Governo Federal, BNDES, Fundação Lemann e Sebrae, além de parceiros como Fundação Estudar, Instituto Quintessa, Phomenta, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Paraná, IBM, Yunus Social Business, entre outros.

“O The Next Startup fomenta o empreendedorismo. É claro como o concurso auxilia as pessoas na concretização do sonho de ter o próprio negócio. Estamos muito felizes e ansiosos para o desenvolvimento e ampliação dos trabalhos premiados”, afirmou André Borges, VP Business Development da Dreamshaper.