UHE Jirau opera na potência máxima

Resultado alcançado nesta sexta faz usina gerar mais que sua potência nominal

O nível do reservatório e as condições de transmissão de energia permitiram que na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro, a Usina Hidrelétrica Jirau operasse com suas 50 unidades geradoras, proporcionando ao país 3.763,24 MW de energia elétrica, que é superior à potência nominal da Usina, de 3.750 MW, e o que naquele momento representou 11,43% da geração hidráulica do Sudeste e do Centro-Oeste do país. De acordo com o Diretor-Presidente da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina, Victor Paranhos, este índice evidencia o compromisso da empresa em fornecer energia limpa e renovável para cerca de 40 milhões de brasileiros. “Números como esses comprovam mais uma vez que a energia gerada pela Usina Jirau contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do país, o que certamente é uma das principais aspirações da população e das indústrias”, afirmou Paranhos.

Centro de Operação da UHE Jirau: usina em potência máxima

A UHE Jirau, localizada no Rio Madeira a 120 km de Porto Velho (RO), fornece energia desde 2013, quando sua primeira unidade geradora entrou em operação. A usina passou a ter capacidade de geração plena em novembro de 2016, com a instalação das 50 turbinas, tipo bulbo, mais potentes do mundo. Desde o início das operações vem alcançando suas metas e conquistando recordes significativos, sendo por exemplo, a geradora com a maior disponibilidade – 99,21% – do Brasil, pronta para atender às demandas de energia solicitadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Os resultados alcançados pela Hidrelétrica motivam a liderança e os empregados. O Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, destaca o comprometimento da equipe neste processo. Segundo ele, a equipe é altamente qualificada e se investe frequentemente no desenvolvimento por meio de cursos e treinamentos. Além disso, ele conta oferecer um ambiente de trabalho seguro, saudável e com ótimo clima organizacional, o que traz como retorno uma equipe motivada contribuindo com a melhoria contínua dos processos.