Embratel anuncia sistema de gestão eficiente de energia elétrica

Serviço possibilita maior autonomia de gerenciamento às empresas, que podem reduzir o consumo em até 30%

O consumo de energia elétrica é preocupação constante em qualquer lugar por representar um gasto mensal expressivo, sobretudo quando estamos tratando de empresas. Atenta à esta questão e buscando proporcionar uma maior autonomia aos processos de monitoramento dos pontos de consumo de energia das companhias, a Embratel anunciou o lançamento para esta semana de um novo sistema de gestão e controle do consumo energético.

Chamado de solução Eficiência Energética Embratel, o serviço é direcionado a organizações de diversos tamanhos e segmentos de atuação, como instituições financeiras, hotéis e empresas de varejo que buscam alternativas para reduzir despesas com energia elétrica.

A ideia foi desenvolvida justamente para ajudar na gestão eficiente do uso e no controle dos custos com energia por meio de um recurso completo que agrega a tecnologia dos gerenciadores energéticos com o trabalho de uma consultoria profissional: “A nova oferta da Embratel proporciona maior autonomia para o gerenciamento e monitoramento dos equipamentos da empresa, em tempo real e remotamente”, afirmou Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. Segundo Rachid, a solução possibilita até 30% de redução do consumo de energia, variando de acordo com o modelo de negócios do cliente.

A oferta do novo sistema funciona com medidores de energia instalados no quadro de eletricidade da empresa analisando os diferentes circuitos elétricos, como sistema de refrigeração, iluminação e equipamentos de TI. Esses medidores se comunicam, via rede móvel, com uma plataforma em Nuvem da Embratel, por meio da qual os gestores têm acesso aos dados sobre consumo de energia das suas empresas. A solução permite a identificação de padrões de consumo irregulares e de prováveis falhas em equipamentos, que podem estar impactando o correto uso de energia elétrica. Agregado ao processo de monitoração, a oferta também possibilita a automação de comandos, de forma que o cliente possa programar o desligamento de circuitos elétricos em determinados horários.

Com base nas informações sobre o consumo energético da companhia, a equipe de consultoria da empresa sugere melhorias, tais como programar o desligamento de determinados equipamentos fora do horário de uso, como iluminação e recursos de TI; orientar os colaboradores sobre boas práticas para economia de energia e até auxiliar na elaboração de um manual de consumo, buscando garantir o uso eficiente da energia. Por meio de um controle de acesso seguro, as empresas acessam os relatórios com o detalhamento do consumo de cada circuito elétrico.

“A energia é um dos insumos mais importantes para a produção de bens e serviços, afetando diretamente o orçamento de uma empresa. A solução Eficiência Energética Embratel possibilita que nossos clientes tenham maior controle sobre o consumo e, consequentemente, uma previsão das faturas mensais”, avaliou Rachid. A solução Eficiência Energética Embratel faz parte do portfólio de Soluções Digitais da Embratel e é customizada de acordo com cada cliente. Para mais informações, basta acessar o portal da empresa.