Neoenergia tem 1,5 GW para leilões de energia

Com projetos na Paraíba, empresa também quer vender energia eólica no mercado livre

A Neoenergia tem 1.500 MW em projetos cadastrados na Empresa de Pesquisa Energética para participar do próximo leilão A-6, que será realizado no final de agosto. De acordo com o CEO da Iberdrola, Ignácio Galan, os projetos ficam localizados na região Nordeste. Há seis parques na Paraíba que estavam inscritos no último leilão A-4, localizados no mesmo cluster de outros nove vendidos no leilão A-4 realizado em 2017.

Ainda de acordo com o executivo, esses seis parques não foram viabilizados no último certame devido ao preço baixo atingido. Segundo ele, a empresa também quer ter contratos de fonte eólica no ambiente de contratação livre. A decisão vem balizada por pedidos de consumidores. “Tem muito cliente privado querendo energia limpa”, avisa.

O executivo da empresa espanhola alerta para a necessidade da expansão da capacidade de geração no mundo, em função do aumento da demanda que deve chegar a 60% em 2040, além de um incremento nas redes mundiais de transmissão e distribuição. Segundo ele, todo esse movimento vai exigir das empresas do setor maiores  esforços e desafios.

*O repórter viajou a convite da Iberdrola