Agentes aprovam demonstrações financeiras da CCEE

Decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada nesta quarta-feira, onde compareceram representantes de cerca de 50% dos votos

Os agentes associados à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira, 25 de abril, as demonstrações financeiras da entidade e os relatórios dos auditores independentes referentes ao ano de 2017. A deliberação ocorreu na 19ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em São Paulo (SP), e que reuniu representantes de 1.511 agentes, o correspondente a 50,05% dos votos válidos.
Na reunião, os agentes aprovaram os relatórios dos auditores independentes dos processos de contabilização e liquidação financeira das operações do Mercado de Curto Prazo – MCP, das Cessões do MCSD, de Energia de Reserva, da Conta -ACR, Conta Bandeiras e Contas Setoriais, que incluem a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Conta Reserva Global de Reversão (RGR).
Durante a assembleia, o presidente do conselho de administração da CCEE, Rui Altieri, apresentou as principais realizações da entidade ao longo do último ano, incluindo as diversas discussões promovidas com os agentes e principais instituições setoriais, o desenvolvimento do aplicativo CCEE, além da produção de estudos e projeções de mercado. E ainda, as perspectivas da entidade para 2018 com foco na solução de temas importantes para a sustentabilidade do mercado, como o risco hidrológico (GSF), a inadimplência no MCP, o aprimoramento do PLD e a expansão organizada do mercado livre.

Foram eleitos três novos membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal da CCEE. São eles, Tiago Lucimar da Silva (Engie), Juliano Alexandre Cordeiro de Seixas (Cemig Geração) e Luiz Roberto Alves Correia (Eletrobras), e ainda,  Rachel Marques Marcato (Neoenergia), Maura Peretti (Celesc) e Maurício Tadashi Roncheti (Copel).

 Em abril, a Câmara de Comercialização ultrapassou a marca de 7.000 agentes, aumento de mais de 14% em relação ao número de associados no início do ano passado.