Cepel anuncia cursos de maio

Treinamentos promovidos pelo DEA e DLE buscam capacitar profissionais de planejamento da expansão e operação energética

O calendário de cursos para o mês de maio do Cepel já está disponível no site da instituição. O Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente (DEA) abrirá o mês com os cursos GEVAZP, NEWAVE e SUISHI, que acontecem nos dias 14, 15 e 17, respectivamente. Já o Departamento de Linhas de Transmissão e Equipamentos (DLE) irá realizar um treinamento Tutorial do Sistema DianE, de 22 a 25.

Os cursos promovidos pelo DEA têm o objetivo de capacitar profissionais da área de planejamento da expansão e operação energética de médio e longo prazos. O GEVAZP traz na ementa assuntos como classificação de usinas, amostragem seletiva e testes de verificação, dentre outros temas.

O NEWAVE, além de tratar das principais características do modelo, irá abordar temas como representação do sistema hidroelétrico a reservatórios equivalentes de energia; representação de usinas a GNL; mecanismos de aversão a risco (CVaR e SAR); utilização da interface gráfica do modelo – sistema ENCAD, dentre outros.

Já o treinamento SUISHI, que visa transmitir ao público-alvo os principais aspectos metodológicos associados aos três modos de simulação disponíveis no modelo, também vai instruir sobre a forma de utilização e os recursos disponíveis na interface gráfica do modelo. Assuntos como modo de simulação para cálculo de energia firme e de energia garantida estão dentro da ementa.

Encerrando o ciclo de treinamentos do mês, o DLE ministrará o Tutorial do Sistema DianE-4, que busca aprofundar os conhecimentos dos usuários do sistema, assim como treinar um novo público. Além de proporcionar a troca de informação, o curso também promove a visitação dos alunos a alguns laboratórios do Centro.

De acordo com o Centro, as vagas são limitadas e todas as inscrições incluem material didático e de apoio, coffee break e certificado. Quem é Associado Especial terá desconto nos treinamentos.