CEEE investe em nova tecnologia para proteção de túneis verdes

Com aporte de R$1,5 milhão, 65 ruas de Porto Alegre receberão soluções que visam reduzir conflitos entre vegetação e redes elétricas; Redes de média tensão contarão com cobertura protetora pela primeira vez

Adequar a vegetação urbana aos postes e fios que compõe a rede elétrica de uma cidade e vice-versa é uma tarefa que exige planejamento e ação por parte das distribuidoras de energia. É sob este aspecto que a CEEE Distribuição anunciou um aporte de R$ 1,5 milhão a serem destinados ao incremento de novas tecnologias para o sistema elétrico de 65 ruas de Porto Alegre. A instalação dos chamados túneis verdes está prevista para ocorrer até novembro de 2019 e prevê a adoção de diferentes soluções para atenuar o conflito entre a arborização das ruas e a rede de distribuição.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, com os túneis verdes sendo reconhecidos por leis e decretos municipais como conjuntos arbóreos significativos na paisagem da capital, além da importância para a segurança da população e o aumento da confiabilidade do sistema elétrico, através da redução no número de interrupções de energia.

Entre as ações adotadas serão realizados manejos nas vegetações e substituição das redes de baixa tensão por cabos isolados, que além de evitar desligamentos no fornecimento de energia, devido ao contato dos galhos na rede, permite uma maior preservação das árvores. Além disso, serão instalados cabos protegidos e uma cobertura protetora nas redes de média tensão, nunca antes utilizada pela companhia, e que será instalada em trechos dos alimentadores que possuem contato eventual da vegetação com a rede elétrica, contemplando as ruas Mariante e Luzitana, entre outras.