Furnas finaliza recomposição de linha de transmissão na região de Sorocaba

Circuito 3 da LT kV Itaberá-Tijuco Preto teve que ser reparado após queda de uma torre em Sarapuí (SP) na última segunda-feira (18); Consumidores não tiveram interrupção no fornecimento de energia

Furnas concluiu a recomposição do circuito 3 da linha de transmissão 765 kV Itaberá-Tijuco Preto, interrompido na última segunda-feira (18) pela queda de uma torre no município de Sarapuí (SP). A linha integra o Sistema de Transmissão da companhia responsável pelo escoamento da energia gerada pela Usina de Itaipu. A causa do incidente foi a colisão de um trator contra um dos tirantes que sustentava a torre n° 375.

De acordo com a distribuidora, o funcionamento correto do sistema de proteção da linha forneceu os dados necessários para a precisa localização da torre avariada e fez com que não houvesse qualquer interrupção no fornecimento de energia para os consumidores.

Os trabalhos de recomposição começaram no próprio dia 18, contando com cerca de 40 técnicos e equipamentos como tratores de esteira, escavadeiras, caminhões basculantes, carretas e guindastes para erguer a nova torre, que possui 34,5 metros de altura e pesa 11 toneladas.