Queimada interrompe fornecimento de energia em cidades do Vale do Paraíba

Incêndio na área rural de Cunha (SP) atingiu uma linha de transmissão, afetando o abastecimento do município e de São Luiz do Paraitinga (SP)

Uma queimada na área rural de Cunha (SP) atingiu uma linha transmissão, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para os clientes da cidade e de São Luís do Paraitinga. De acordo com a Elektro, a ocorrência aconteceu no final da manhã da última quarta-feira, 4 de julho, às 11h20, com o fornecimento sendo restabelecido cerca de três horas depois, às 14h30.

As queimadas próximas à rede elétrica podem provocar desligamentos de energia mesmo sem atingir a rede, já que para provocar curtos-circuitos nas linhas de alta tensão não é necessário que as chamas encostem nos cabos. O calor das queimadas e o campo ionizado em volta desses fios por si só já são suficientes para criar um efeito chamado de arco-voltaico.

A empresa informou também que registrou 40 ocorrências no primeiro semestre deste ano, todas relativas a desligamentos da rede que afetaram ao todo mais de 17 mil clientes.