CEEE e Governo do RS assinam convênio de P&D para construção de UFV

Usina terá 1.680 painéis fotovoltaicos instalados juntamente com 11 inversores desenvolvidos para o projeto, que deve gerar economia de 15% sobre o consumo anual de edifício

O convênio entre o governo do Rio Grande do Sul e a CEEE para instalação de uma usina fotovoltaica de 550 kW no telhado do prédio da Secretaria de Educação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre (RS), foi assinado na última quinta-feira, 5 de julho, no Palácio Piratini. Participaram da solenidade o governador José Ivo Sartori, o presidente do Grupo CEEE, Urbano Schmitt, a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, e o secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Di Cameli.

A parceria prevê a aquisição de 1.680 painéis fotovoltaicos, que serão instalados juntamente com 11 inversores desenvolvidos para o projeto. A iniciativa deve reduzir em torno de 15% o consumo anual do complexo.

Além da geração fotovoltaica, a proposta estabelece questões relacionadas a mobilidade elétrica, com a instalação de dois pontos de abastecimento de veículos elétricos e o fornecimento de um carrinho de golfe e mais dois segway (veículo individual com duas rodas em que a pessoa se move de pé) elétricos para auxiliar na segurança do Centro Administrativo.

Também será concebido uma sala de visitação e monitoramento no CAFF e servirá de demonstração do sistema on-line da produção de energia diária da usina. Além disso, também está prevista a aquisição de três veículos elétricos para uso externo do Grupo CEEE, visando testar o comportamento e o impacto destes quando conectados no sistema elétrico.