Furnas é reconhecida pela verificação de emissões de gases

Empresa foi reconhecida no GHG Protocol pelas reduções nas emissões de Gases de Efeito Estufa

Pelo sexto ano consecutivo, Furnas recebeu o Selo Ouro concedido às empresas que realizam, publicam e verificam externamente seus inventários de redução nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A cerimônia foi realizada este mês, em São Paulo, durante a comemoração dos dez anos do Programa Brasileiro do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol). A iniciativa visa estimular a elaboração e publicação de inventários de emissões de GEE.

A empresa possui diversas fontes de emissão. São cerca de 50 variáveis, das quais as mais significativas são as provenientes das usinas termelétricas, das perdas na transmissão de energia, do combustível da frota de veículos, das viagens aéreas e do gás SF6 (hexafluoreto de enxofre) que pode, eventualmente, vazar dos disjuntores das subestações.

De acordo com o geógrafo da Gerência de Estudos e Integração Ambiental e Fundiária de Furnas, Eduardo Hatherly, “o inventário ajudou a estabelecer metas de redução das emissões de GEE a partir da diminuição da utilização de combustíveis fósseis veiculares e do consumo de energia elétrica das unidades administrativas da empresa”.

Em 2017, a redução da emissão oriunda dos carros da companhia foi de 5%, enquanto que as provenientes da compra de energia elétrica atingiram a marca de 6%. A diminuição das emissões de poluentes são metas estratégicas e fazem parte do Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE) 2018-2022.

O GHG Protocol foi criado em 200, tendo Furnas como uma das empresas fundadoras. Nos dois primeiros anos da iniciativa, a concessionária foi agraciada com o Selo Bronze. Em 2011, foi a vez de ser reconhecida com o Selo Prata e nos últimos seis anos com o Ouro.