Brookfield Energia cresce no setor com investimentos em renováveis

Empresa aumenta capacidade para 1.600 MW e quer avançar no mercado livre oferecendo produtos diversificados aos clientes

Em um setor elétrico considerado complexo e ao mesmo tempo desafiador, a Brookfield Energia Renovável vem reforçando a aposta no mercado brasileiro. Nos últimos cinco anos, a empresa aumentou de 600 MW para 1.600 MW a sua capacidade e adquiriu o complexo Alto Sertão I, um dos empreendimentos eólicos mais emblemáticos do Nordeste. A empresa, que atua há mais de 115 anos no país, classifica o mercado local como competitivo e em evolução nos próximos anos, querendo estar cada vez mais presente nele. “Estamos nos preparando para trazer mais e melhores resultados para nossos clientes”, afirma Rafael Brasiliense Pereira, diretor comercial da Brookfield Energia.

Com uma posição forte no ambiente de contratação livre, a empresa se apresenta com um dos portfólios mais variados do setor. Da energia convencional até a incentivada com 50% e 100% de desconto, Brasiliense garante que tem produtos para atender as diferentes necessidades dos clientes. Mas é na capacidade de buscar a melhor solução para o cliente que vem o diferencial da Brookfield Energia Renovável, na opinião do executivo. De acordo com ele, nem sempre a opção mais barata ou a melhor para apenas uma das partes é a que deve ser contratada. Outros fatores como o custo operacional ou o risco de não atendimento de determinadas características podem levar no futuro a custos diferentes do previsto.

“O nosso grande diferencial é de realmente se preocupar com o cliente. Da mesma forma que atuamos em adquirir ativos e fazer a nossa expansão com ativos sólidos que façam sentido no longo prazo, também buscamos clientes que entendam na Brookfield Energia o parceiro de longo prazo, alguém que está realmente preocupado com a sustentabilidade da companhia dele”, avisa.

O foco nas fontes renováveis está presente nas diretrizes do grupo. No Brasil são 42 UHEs e PCHs, quatro UTEs a Biomassa e 19 eólicas. Nessa movimentação de expansão da geração, ela trouxe a expertise internacional para a estruturação das aquisições, que acabou por criar uma base para que a empresa continue crescendo.

Outro diferencial que o diretor da Brookfield Energia Renovável enumera é a solidez do grupo, com muitos ativos e com elevada robustez financeira. A presença em vários países e o longo tempo de atuação fazem com que ela acabe sendo a escolhida. “Dá uma confiança muito grande no cliente de firmar um contrato, porque ela vai existir amanhã”, explica Brasiliense. Além do Canadá, a Brookfield está em países como os Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia.

O pedido por energia renovável já começa a vir de alguns clientes. Muitos já querem comprar energia eólica, a que mais tem tido destaques nos leilões de energia regulada. Enquanto algumas empresas pedem a energia mais barata, outras estão preocupadas não só com o tipo da fonte, mas de onde ela vem e até mesmo como é a operação do ativo, querendo entender todo o processo.

“Isso para a gente é um ponto positivo, a Brookfield Energia Renovável tem preocupação muito grande com a operação, ela realmente respeita a regulamentação, a sociedade brasileira, os funcionários e sua saúde e segurança. É algo que se torna para alguns clientes o diferencial da Brookfield, como a gente produz energia para ele tem valor”, aponta.

Enfatizando os bons resultados que a Brookfield Energia alcançou nos últimos anos, Brasiliense deixa claro que a figura da eficiência está presente não só na geração de energia como também na sua venda e gestão. Segundo ele, a empresa tem sido capaz de avançar em clientes complexos – como por exemplo as grandes companhias com várias unidades consumidoras -, aqueles em que uma oferta trivial não satisfaz de imediato os seus objetivos. “Não é uma proposta básica que vai atender e sim uma que levar em consideração a diversidade de consumo que ele tem”, conclui.

Assista o novo vídeo de posicionamento da Brookfield Energia Renovável:

Brookfield Energia Renovável – Experiência em Eficiência from Brookfield Energia on Vimeo.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela equipe da Agência CanalEnergia)