Inscrições para prova de certificação de operadores do mercado vão até dia 21

Manual do candidato está disponível no site da Abraceel, entidade que promove o certame. CTEE oferece curso preparatório em outubro

Os comercializadores de energia que desejam obter um diferencial competitivo de carreira, atestando a qualidade do seu trabalho, podem se inscrever, até o dia 21 de setembro, para a prova de Certificação de Operadores do Mercado de Energia Elétrica.

A certificação é promovida pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo.

A prova deste ano será realizada em 20 de outubro, em um sábado, das 14h às 18h, no prédio da Engenharia Elétrica da USP em São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, Nº 158, Butantã, São Paulo – SP). O diploma vale por quatro anos, quando, então, os profissionais devem realizar novo teste para revalidar o certificado.

Desde 2011, nas seis edições realizadas do certame, já se inscreveram 370 profissionais, sendo 93 habilitados ou que tiveram o Certificado revalidado. Hoje, o mercado conta com 61 colaboradores com habilitação em vigor.

O presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, destacou a relevância e o diferencial profissional que os portadores do COE – Certificado de Operador de Energia – passaram a ter no mercado de trabalho. “A certificação oferece aos agentes econômicos mais tranquilidade em relação às exigências de transparência e segurança nas operações que envolvem o mercado livre de energia elétrica”, comentou.

O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos operadores que trabalham na comercialização, envolvendo em especial as regras do setor, a legislação aplicável e as operações na CCEE. Desde o início da certificação, a câmara e presta apoio institucional e técnico na elaboração das provas. O Manual do Candidato, com todas as informações sobre o processo, pode ser obtido através do site da Abraceel.

Curso preparatório

Aos interessados em participar da avaliação, o Centro de Treinamento e Estudos em Energia – CTEE, oferece um curso preparatório para a prova, direcionado a profissionais que já atuam no segmento de comercialização de energia no âmbito do Mercado Livre e que, portanto, já devem possuir conhecimento prévio e alguma familiaridade com os assuntos relacionados à ementa da prova de certificação.

O curso tem como objetivo oferecer uma melhor preparação para o candidato, fornecendo conhecimento em tempo hábil, de forma estruturada e com foco nos principais pontos, para que execute com segurança a prova no dia 21 de outubro de 2018. As aulas serão realizadas no mês de outubro e as vagas são limitadas. Por isso, é recomendável realizar a inscrição com antecedência para garantir participação no preparatório.