Alta nas tarifas de energia atrai interesse dos consumidores em GD

Segundo levantamento do Portal Solar, consumidores de SP, RJ e MG lideram a procura por sistemas fotovoltaicos em residências, comércios e indústrias

Os aumentos constantes nas tarifas de energia no país têm levado muitos consumidores a buscar na energia solar uma alternativa para redução de custos. Segundo levantamento exclusivo do Portal Solar, lideram o interesse em gerar a própria energia consumidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – regiões que tiveram um dos maiores aumentos nas contas de luz.

O estudo, feito com base nos 2 milhões de acessos no Portal no primeiro semestre deste ano, traz o ranking dos dez estados brasileiros com maior nível de interesse em adquirir sistemas fotovoltaicos para residências, comércios e indústrias. Os consumidores de São Paulo estão na liderança do ranking, com 23,23% das cotações no Portal Solar, seguidos por Minas Gerais, com 11,83%, e Rio de Janeiro, com 11,13% (veja ranking abaixo).

Para Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, a densidade demográfica, as altas tarifas das distribuidoras e a boa radiação solar justificam as posições ocupadas por esses estados. “O que antes era motivado por questões ideológicas e ambientais, hoje o crescimento da energia solar na geração distribuída é impulsionado, sobretudo, pelo viés econômico-financeiro, já que a tarifa no Brasil tem se tornado um grande obstáculo para a competividade do setor produtivo e para a renda das famílias”, explica. “Com um retorno de 16% a 25%, o consumidor começa a entender que a energia solar dá mais retorno que aluguel, poupança e CDB”, conclui Meyer.

Atualmente, o mercado de energia solar fotovoltaica já oferece opções de financiamentos para a aquisição desses equipamentos. O Portal Solar, em parceria com o Banco Votorantim, viabiliza a compra e instalação de sistemas orçados entre R$ 5 mil e R$ 500 mil, com parcelas que variam de 12 a 60 vezes. O financiamento é voltado para pessoas físicas e empresas. O Portal Solar ajuda o consumidor a entender a tecnologia fotovoltaica, encontrar os melhores instaladores e produtos do mercado.