EDP aplicou R$ 32 milhões em Guarulhos até agosto de 2018

Aporte foi direcionado em obras de expansão e modernização da rede elétrica, na nova agência de atendimento presencial e em projetos com a comunidade

A EDP São Paulo anunciou que investiu R$ 32 milhões na região de Guarulhos, entre os meses de janeiro a agosto de 2018. O foco dos aportes foi direcionado na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura, atendimento e projetos com a comunidade, e representou um volume 29% maior do que o valor investido no mesmo período do ano passado.

Deste total, R$ 8 milhões foram direcionados à construção da subestação Bela Vista, em Guarulhos, cuja obra encontra-se 78% concluída, e será entregue em dezembro, levando benefícios para mais de 300 mil habitantes da cidade serão beneficiados.

Os recursos também foram usados para a implantação de 31 Km de cabos de média e baixa tensão com tecnologia que permite maior proteção contra agentes externos, como vegetação, pipas e objetos lançados, principalmente em dias de temporais. Ao todo, mais de 483 mil pessoas passaram a ser beneficiadas com as melhorias.  Além das obras estruturais, a distribuidora investiu em equipamentos que limitam o impacto de eventuais ocorrências, protegendo o sistema e restabelecendo rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.

Guarulhos também contou com a inauguração de duas bases operacionais de atendimento, nos bairros Dutra e Pimentas, o que confere mais agilidade às equipes de atendimento em campo. Desde o início da operação das bases, já foram realizados mais de 14 mil atendimentos. Graças a medida, os veículos das equipes deixaram de rodar 13 mil quilômetros, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera e diminuindo o tempo de solução das ocorrências, o que impacta diretamente na qualidade do atendimento prestado aos clientes de todo o município.

“Seguimos com a força constante do nosso trabalho para entregar um serviço cada vez mais seguro e confiável nas regiões onde atuamos. Nestes primeiros oito meses do ano, ficamos mais próximos dos nossos clientes, ouvindo as suas necessidades e agindo de acordo com a Cultura EDP, usando “Nossa Energia para Cuidar Sempre Melhor”, destacou Marney Antunes, diretor geral da Companhia.

As ações realizadas no período foram planejadas e realizadas para que o sistema elétrico da concessionária possa acompanhar o desenvolvimento de Guarulhos, além de trazer mais confiabilidade e qualidade ao serviço prestado aos consumidores atuais da região.

Segundo a EDP, as obras da nova agência de atendimento na cidade estão em ritmo acelerado. Com a inauguração prevista para dezembro, o espaço será maior que o atual e integrará novas tecnologias e acolhimento com comodidade.

Ações com a comunidade

Em Guarulhos, as iniciativas sociais realizadas beneficiaram 8 mil pessoas. Durante os primeiros oito meses destacaram-se o apoio ao Basquete Guarulhos, que proporciona a inclusão esportiva e social de crianças e adolescentes por meio do esporte; o patrocínio à 3ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos e o projeto Brincando com Pipas, que desperta a consciência de alunos e professores de escolas municipais sobre os cuidados necessários para se divertir com pipas em segurança.

A companhia também atua diretamente com a comunidade, escolas e prefeituras, a partir dos projetos de Eficiência Energética. Entre janeiro e agosto foram realizados programas como o Boa Energia na Comunidade e a eficientização do sistema de iluminação da APAE Guarulhos.

Além do estímulo ao uso seguro e racional da energia, a empresa incentiva a pratica consciente e preservação dos recursos naturais, por meio de substituição de equipamentos. No período, foram trocadas mais de 31 mil lâmpadas de maior consumo por LED, poupando 1.948 megawatts-hora (MWh/ano) de energia, o equivalente ao consumo médio anual de mais de 812 famílias. Com os projetos de Eficiência Energética, entre janeiro e agosto foram investidos R$ 1,2 milhões na cidade.

Combate às fraudes de energia

Outra linha de frente de atuação da EDP é o combate às fraudes. A distribuidora dedicou R$ 3 milhões ao tema no período, com inspeções das equipes especializadas em campo e projetos de blindagem de medição e de telemedição, que permitem fazer a leitura à distância e disparam alarmes em casos de fraude e defeitos. Foram empreendidas 27 mil inspeções em Guarulhos, o que resultou na recuperação de mais de 25 mil megawatts-hora (MWh) irregulares, volume suficiente para abastecer um município com 192 mil habitantes por um mês.

O objetivo dessas ações é prevenir acidentes com as ligações que não atendem aos padrões e normas técnicas, garantindo assim a segurança da população e continuidade do serviço. A concessionária ressalta que a fraude de energia é uma prática perigosa, que causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes e aumenta o valor da fatura de energia para os consumidores regulares.