GE entrega quatro transformadores para termoelétrica em Sergipe

Com 736 MVA, equipamentos são os de maior potência fabricados no Brasil e serão responsáveis por elevar a tensão produzida pelas turbinas para 500 kV

A GE concluiu a entrega de quatro transformadores para o Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, um projeto da Celse na cidade de Barra dos Coqueiros. Segundo a multinacional, os equipamentos são o de maior potência fabricados no Brasil, com 736 MVA.

Os transformadores serão responsáveis por elevar a tensão da energia produzida pelas turbinas para 500 kV e enviá-la para a linha de transmissão, que depois será distribuída pelo sistema na rede. Três equipamentos ficarão na geração de ciclo combinado, onde as turbinas a gás geram energia. O outro será responsável por transmitir a energia gerada a vapor.

A GE foi contratada pela Celse para construir, operar e fazer a manutenção da usina termoelétrica, além de aplicar soluções digitais para potencial otimização operacional e segurança cibernética.

Outro passo para seguir com a construção da térmica é a linha de transmissão, também é de responsabilidade da fabricante. Atualmente em fase de construção, a LT terá 35 km, além de um circuito duplo que irá oferecer mais segurança operacional para a transmissão de energia, podendo reduzir significativamente os riscos de blecaute.

O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I é o maior investimento privado já realizado no estado, num total de R$ 5,4 bilhões. Quando entrar em operação, será a maior termoelétrica a gás natural da América Latina. O empreendimento inclui, além da unidade térmica, uma Linha de Transmissão e Instalações Offshore, que contemplam uma unidade de armazenamento e regaseificação GNL e gasoduto. Para viabilizar o projeto, a concessionária assinou, em abril deste ano, os contratos de financiamento com bancos e organismos multilaterais.