ONS elabora plano para operação durante eleições

Operação especial deve começar no sábado anterior ao pleito e terminar na segunda-feira de manhã

O Operador Nacional do Sistema Elétrico elaborou um plano especial de operação do Sistema Interligado Nacional, com grau adicional de segurança, para o período das eleições 2018. A operação especial será realizada no primeiro e segundo turno das eleições, tendo início às 17 horas do sábado anterior à votação e finalizando às 07 horas de segunda-feira.

O ONS irá emitir um relatório preliminar com os resultados da Operação do SIN até o final dos dias 08 e 28 de outubro. O relatório conterá um resumo das informações técnicas sobre o desempenho da Rede de Operação do sistema elétrico, destacando os fatos relevantes durante o transcorrer do dia de votação.

A nota técnica elaborada pelo ONS afirma que “não são previstos problemas de controle de tensão, nem tampouco de carregamento, em condição normal de operação, nas instalações e equipamentos da rede de operação”.

O atendimento às carga será feito com implantação de medidas operativas efetuadas através de despacho térmico, restrição energética, transferência de carga e utilização de Sistemas Especiais de Proteção que efetuam corte de carga seletivo.

O operador também determinou que não sejam realizadas intervenções em equipamentos e instalações da rede do SIN, executando-se os casos emergenciais e inadiáveis. Para ver a nota técnica completa, clique aqui.