Seminário irá debater segurança e sustentabilidade da matriz elétrica nacional

Instituto Escolhas vai apresentar estudo “Quais os reais custos e benefícios das fontes de geração elétrica no Brasil?” durante o evento

Pensando no futuro da matriz energética brasileira, o Instituto Escolhas irá promover o Seminário Segurança e Sustentabilidade da Matriz Elétrica Brasileira no próximo dia 19 de outubro, no Auditória da Folha de São Paulo. O jornal apoia a iniciativa em parceria com a instituição, que aproveitará o evento para apresentar o estudo “Quais os reais custos e benefícios das fontes de geração elétrica no Brasil?”.

Na abertura do seminário, Mario Veiga e Bernardo Bezerra, da PSR Consultoria, que compõem a equipe de pesquisa do estudo, farão uma apresentação dos principais resultados. O estudo precificou as características das fontes e evidenciou a diferença entre elas no que diz respeito aos serviços oferecidos ao sistema, custos de implantação, operação, subsídios e emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o Instituo, a mesa “Por que nem todo MWh é igual?” irá tratar da importância de se conhecer as diferenças entre as fontes e como isto pode se refletir no planejamento do setor elétrico. Roberto Kishinami, coordenador do portfólio de Energia do Instituto Clima e Sociedade (iCS), irá mediar o debate entre Lavínia Hollanda da Escopo Energia, consultoria especializada em energia, Elena Landau, economista e advogada do escritório Sergio Bermudes Advogados, Mario Veiga da PSR e Bernard Appy, economista especializado no sistema tributário brasileiro e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Já a segunda mesa, “Como garantir segurança e sustentabilidade da matriz elétrica do futuro?”irá debater o desafio de garantir segurança e sustentabilidade da matriz elétrica, diante das crescentes mudanças na sua composição e também nas diretrizes do planejamento do setor, o qual passa a considerar questões estratégicas, como as mudanças climáticas. O jornalista da Folha de S. Paulo, Vinícius Torres Freire irá moderar o debate entre Paulo Pedrosa, ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Zeina Latif, economista da XP Investimentos, Mario Menel presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico e Sergio Leitão diretor executivo do Instituto Escolhas. O evento é gratuito e aberto ao público, e as inscrições deverão ser feitas no site.