Lightcom sai vencedora de leilão de energia do ONS

Comercializadora vai abastecer escritórios do operador com 1,157 MW med de maio de 2019 a dezembro de 2022

O Operador Nacional do Sistema Elétrico realizou na última sexta-feira, 5 de outubro, leilão para a compra de energia no mercado livre. A Lightcom Comercializadora foi a vencedora do certame e irá abastecer o ONS com o montante de 1,157 MW med, no período de 1º de maio 2019 a 31 de dezembro de 2022. Com a entrada para o mercado livre, o ONS estima uma economia superior a R$3 milhões para o período.

No total, 14 empresas foram habilitadas a participar do processo e nove acessaram a plataforma. Participaram do pregão eletrônico, com lances, quatro empresas interessadas em fornecer energia para os quatro escritórios e centros de operação do ONS localizados no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

O processo foi conduzido pela Gerência Executiva de Suprimentos do ONS, com o apoio da consultoria Thymos Energia, e teve início público com a divulgação do edital em 17 de setembro. O abastecimento iniciará em maio de 2019, em Recife; em junho, no Rio de Janeiro; e em setembro, em Florianópolis. Brasília será a última sede do ONS a migrar para o mercado livre, o que acontecerá em janeiro de 2020. O ONS se enquadra na categoria Consumidor Livre Incentivado, que estabelece que a energia comprada deve ser proveniente de fontes renováveis como PCHs, usinas eólicas, solares e de biomassa, além de lhe conferir 50% de desconto no fio.