Siemens quer ampliar precisão operacional com aquisição de empresa de software dos EUA

Compra da Electrocon International Inc, que desenvolve e comercializa o programa CAPE, acena para o fortalecimento do portfólio de gêmeos digitais da empresa, destinado a prevenção e proteção dos sistemas elétricos a partir de análises e simulações na rede

No intuito de aprimorar as simulações de redes elétricas e fortalecer seu portfólio de gêmeos digitais elétricos, Digital Twin, a Siemens está adquirindo a empresa de software especializado Electrocon International Inc. Com sede em Ann Arbor, Michigan (EUA), a EII desenvolve e comercializa o software CAPE (Computer-Aided Protection Engineering), que protege sistemas de eletricidade e permite uma modelagem detalhada de proteção para análises e simulações de redes, sendo desenvolvido para sistemas de transmissão e distribuição de energia, industriais e de infraestrutura, visando garantir a operação segura e confiável de redes elétricas do futuro. O anúncio oficial da conclusão da aquisição deve ser realizado ainda em outubro.

O portfólio e os especialistas da empresa complementarão a família de software líder para simulação de sistema de energia (PSS) da Siemens, ajudando a descobrir com mais precisão as condições de possível operação incorreta dos dispositivos de proteção e identificando falhas de energia que podem ser evitadas. Esta capacidade será uma característica fundamental para integrar recursos de energia renovável distribuída de forma eficiente e garantir a operação confiável e eficiente da rede.

De acordo com a Siemens, a inclusão do programa da Electrocon ao conjunto atual de ferramentas para o planejamento de simulação de rede fortalecerá ainda mais o uso de gêmeos digitais elétricos da empresa. Os gêmeos digitais são uma representação digital da rede e dos principais ativos nela existentes, facilitando a simulação de todos os aspectos técnicos e econômicos relevantes para o planejamento, a operação e a manutenção do sistema elétrico com segurança e eficiência.

Para Thomas Zimmermann, CEO da unidade de negócio Digital Grid da Siemens, “a crescente eletrificação nos setores como e-mobilidade, edifícios, indústrias e a importância cada vez maior de fontes renováveis e armazenamento de energia requer dados de alta qualidade e softwares robustos e eficientes de gestão. Esta aquisição fortalece nosso portfólio líder na área de software operacional para infraestrutura inteligente e gêmeo digital elétrico”.

O software CAPE oferece a maior e mais completa biblioteca de modelos de relés disponíveis. Com modelos mais detalhados e precisos, os engenheiros de proteção podem estudar as condições da rede em situações reais, realizar análises abrangentes, prever o desempenho do sistema de proteção, além de contar com várias outras funções. A EII fornece suporte técnico contínuo e serviços relacionados ao software CAPE a clientes do mundo inteiro, que incluem concessionárias de energia e empresas de engenharia de todos os portes.

Paul McGuire, Presidente da Electrocon International, Inc., comentou que a parceria “é uma combinação perfeita que reúne o conhecimento exclusivo da empresa e o relacionamento duradouro com o valor aprimorado ao cliente, fornecendo recursos inigualáveis no mercado.”

Com uma biblioteca superior com cerca de 6 mil modelos de relés de diversos fabricantes gerenciada por um verdadeiro sistema de banco de dados, é comum verificar hoje modelos de rede utilizando o CAPE com 2 mil até mais de 30 mil barramentos e modelos de sistemas de proteção de 5 mil a 50 mil relés. Os produtos e os serviços relacionados alcançaram grande sucesso, com mais de 200 clientes em 51 países, principalmente nos Estados Unidos, na América Latina e Europa.

O software será uma extensão do portfólio PSS® da Siemens, que é utilizado por mais de mil clientes em mais de 140 países. Os especialistas da Electrocon farão parte da equipe de consultoria e software da unidade de negócio Digital Grid da multinacional.