Cepel anuncia seis treinamentos para novembro e dezembro

Curso sobre programação AMBIENTRANS, SAGE e ANAREDE são os destaques

O Cepel anunciou que irá ministrar seis treinamentos durante os dois últimos meses do ano. O centro irá abrir novembro com o curso na ferramenta computacional AMBIENTRANS, apresentando metodologias utilizadas no modelo de avaliação da dimensão ambiental no planejamento da expansão da geração e transmissão.

Entre 5 a 9 de novembro acontecerá o módulo 2 do treinamento de Configuração do SAGE, cujo objetivo é treinar profissionais do sistema elétrico no uso do sistema. Na ementa do curso, estão presentes itens como estrutura de diretórios do SAGE; procedimentos de pós-instalação e de atualização do SAGE; comunicação SCADA; principais scripts de manutenção do SAGE e Aquisição de Dados de Sistemas Externos (ADS).

Em seguida será realizado uma capacitação no DESSEM, um dos modelos matemáticos desenvolvidos pelo Cepel para o planejamento da operação do Sistema Interligado Nacional. No curso, serão apresentadas as metodologias utilizadas na programação da operação, considerando a rede de transmissão e a precificação horária.

Na semana seguinte será a vez do curso no programa computacional NH2, usado para a análise probabilística da confiabilidade da geração e da transmissão de sistemas hidrotérmicos de grande porte. O mês será finalizado com mais uma edição do curso sobre o ANAREDE, programa computacional mais usado no Brasil para análise de sistemas elétricos de potência em regime permanente.

Já em dezembro contará com mais um treinamento no programa computacional ANATEM. Em constante evolução, é o software mais utilizado no Brasil para análise de Sistemas Elétricos de Potência em regime dinâmico. Para mais informações e inscrições nos cursos, basta entrar em contato através do e-mail eventos@cepel.br.