Angra 1 é reconectada ao SIN

Usina estava desligada para reabastecimento de combustível

A usina de Angra 1 (RJ – 640 MW) foi ligada e sincronizada ao Sistema Interligado Nacional na última quarta-feira, 5 de dezembro, às 23h50, após parada para reabastecimento de combustível. A usina está em processo de elevação de potência e deve atingir 100% neste sábado, 8 de dezembro. Além disso, estão sendo feitos testes pós-parada. A unidade foi desligada em 27 de outubro para a troca de um terço do combustível. Também foram realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas, além de modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada.

No total, foram executadas 3.755 tarefas. Entre os destaques estão a modernização do sistema de monitoração de vibração das bombas de refrigeração do reator; a substituição dos transmissores de nível dos acumuladores do sistema primário e de válvulas do sistema de água de serviço; e a troca do motor de uma das bombas de refrigeração do reator.

O superintendente de Angra 1, Abelardo Vieira, afirma que o resultado foi positivo. De acordo com ele uma parada de reabastecimento é muito complexa, devido ao grande número de tarefas a serem executadas e de profissionais envolvidos. Para Vieira, graças a qualidade e ao profissionalismo dos empregados, se conseguiu terminar o processo com segurança.