Alsol e BYD fecham acordo de cooperação na China

Meta é utilizar sistema de armazenamento em baterias de 1,2 MVA de capacidade em projeto de P&D da Cemig

O presidente de Alsol Energias Renováveis, Gustavo Malagoli, e o diretor global de novos negócios da BYD, Zifeng Zhang, assinaram um memorando de entendimentos para a cooperação entre as duas empresas, incentivando o desenvolvimento da utilização de sistemas de armazenamento de forma distribuída no setor elétrico brasileiro. A formalização da parceria ocorreu no fim do mês passado em Shenzhen, na China.
A parceria prevê a utilização de um sistema de armazenamento de 1,2 MVA produzido pela BYD no projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), proposto pela Cemig e aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel. A Alsol afirma que esta é a primeira minigeração conectada à rede no Brasil, que armazenará a energia solar e controlará o seu despacho nos períodos em que não há incidência de raios solares.
A execução é de responsabilidade da Alsol Energias Renováveis – empresa acelerada pelo grupo Algar – em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.