CPFL Paulista aporta R$ 874,1 mil para modernização do DAE de Santa Bárbara d’Oeste

Iniciativa substituiu 592 lâmpadas por modelos mais eficientes de LED, além da instalação de duas motobombas para a estação de tratamento de água. Previsão é de redução de 7% na conta de luz do Departamento

A CPFL Paulista anunciou que investiu R$ 874,1 mil para a modernização de equipamentos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’ Oeste (SP). Com o aporte, a concessionária pode efetuar a troca de 592 lâmpadas fluorescentes tubulares e reatores por sistemas a LED, mais econômicos, duradouros e eficientes energeticamente, além de realizar a instalação de duas novas motobombas.

Atualmente, o DAE registra um consumo médio de 9.240 MWh/ano. Desse montante, os antigos sistemas de iluminação e de motobombas consumiam 6.845 MWh/ano, ou seja, 74% de toda a energia demandada.

A expectativa é que o projeto, financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica, diminua o consumo de energia em 606,78 MWh/ano. A previsão é de uma redução de 7% no valor da conta de luz do Departamento, com um volume de energia economizado que seria suficiente para abastecer em torno de 252 famílias com um consumo mensal de 200 kWh por um ano.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, a iniciativa irá beneficiar toda a população da cidade, que hoje é de cerca de 180 mil habitantes.

“Nossa missão é promover o consumo inteligente e sustentável de energia. Por isso, projetos e obras de eficiência energética como esta ajudam a disseminar a cultura do consumo consciente em toda a nossa área de atuação.”

Ao reduzir o valor da conta de luz, além de contribuir com a sustentabilidade financeira do DAE, o projeto também contribui para o meio ambiente, evitando a emissão de 54,57 toneladas de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 327 novas árvores.