Agentes do setor elétrico participarão de seminário internacional em Portugal

Gesel, Aneel, CCEE, BBCE, OMIP, CMVM e EDP Brasil estarão representados em evento que tratará sobre o mercado de bolsas de energia e seus desafios de estruturação e regulação

Numa parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos portugueses (ERSE), o Gesel irá participar no próximo domingo, 1º de março, do Seminário Internacional sobre Bolsas de Energia em Lisboa, Portugal. O evento acontece entre os dias 25 a 3 de março e que pretende discutir as experiências de estruturação financeira dos mercados de energia bem como os desafios com o crescimento do ambiente competitivo e a questão de sua regulação.

O encontro do dia 1º faz parte do âmbito do P&D Aneel “Aperfeiçoamentos regulatórios para a introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing”, desenvolvido pelo Gesel em parceria com a EDP, e que se encontra atualmente em fase de reuniões em diferentes países, no intuito de analisar a experiência internacional na área de comercialização. A delegação do Grupo de Estudos contará com Nivalde de Castro, Roberto Brandão, Luiz Macahyba, Bianca de Castro e Camila Ludovique. Já a Aneel vai enviar a Especialista em Regulação, Camila Figueiredo Bomfim Lopes.

Estarão presentes ainda Carlos Mata, pela EDP Portugal e EDP Brasil; Ary Pinto Ribeiro Filho, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); Victor Kodja, do Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE); Artur Trindade, do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIP); e José Miguel Almeida, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).