Aneel libera operação comercial de termelétrica no Maranhão

Agência também deu provimento à usina Sol do Futuro I (CE) e autorizou testes da UTE Lago Azul (GO), CGH Sapezal (MT), EOL Umburanas 3 (BA) e de 69 MW solares das UFVs Boa Hora 1, 2 e 3 (SP)

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a operação comercial de uma unidade de 5 MW da termelétrica Viena, de acordo com despacho publicado nessa segunda-feira, 11 de março, no Diário Oficial da União. A UTE, que pertence a Viena Siderúrgica S.A., está localizada no município de Açailândia, no Maranhão.

A Aneel também acatou o pedido da Steelcons Energy e confirmou a operação de duas unidades da UFV Sol do Futuro I, somando cerca de 2,2 MW de capacidade instalada no município de Aquiraz, no Ceará.

Além das liberações comerciais, a Agência também autorizou testes de 69,1 MW solares na cidade de Oureste, em São Paulo, através das usinas da AES Tietê, Boa Hora 1, 2 e 3, cada uma com 384 placas solares de 60 kW. Já a EOL Umburanas 3, de posse da Engie, testará oito aerogeradores de 2,5 MW cada, totalizando 20 MW de potência em Sento Sé, Bahia.

Outras confirmações do órgão regulador foram para a térmica Lago Azul, num total de 5 MW de capacidade instalada no município de Ipameri, em Goiás, e para a CGH Sapezal, que teve uma unidade de 680 kW contemplada em Sapezal, no Mato Grosso.