Desligamento de LTs cortam 203 MW em Maceió, afirma ONS

Curto circuito em subestação causou indisponibilidade das linhas 230 kV Messias/ Maceió C1 e C2, interrompendo carga da ED Alagoas por mais de uma hora

Ocorrências em parte do sistema elétrico de Maceió cortaram 203 MW de carga da Ceal por mais de uma hora no último sábado (16). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve o desligamento automático dos quatro transformadores 230/69 kV da subestação Maceió às 19:01 horas do referido dia, seguido, quatro minutos depois, pela indisponibilidade das linhas de transmissão 230 kV Messias/Maceió, em circuito duplo.

A causa inicial ainda deverá ser verificada, mas de acordo com o registro do Operador, houve o rompimento de um cabo e o consequente curto circuito na subestação Polo Cloro Álcool Químico, conhecida como SE PCA. A normalização dos equipamentos foi finalizada às 22:20 horas, enquanto que o restabelecimento das cargas, iniciado às 20:15 horas, foi concluído às 20:44 horas, exceto pela carga da SE PCA, recomposta só às 00:10 horas do domingo (17).

Novas Instalações no RS

O ONS também informou a conclusão dos testes de energização das LTs 230 kV Gravataí 2/Jardim Botânico e Jardim Botânico/ Porto Alegre 10, fruto do seccionamento da antiga linha Gravataí 2/Porto Alegre 10 e dos transformadores TR1 e TR2 de 83 MVA cada, todos de posse da Transmissora de Energia Sul Brasil – Tesb e localizados no Rio Grande do Sul, num movimento que representa o aumento na confiabilidade ao atendimento à demanda energética da região metropolitana da capital gaúcha.