CCEE lança boletim com dados de negociação e apuração financeira do MVE

InfoMVE traz informação de forma mais didática, apresentando visão analítica por meio de representação gráfica, além de sinalizar o comportamento do mercado em suas transações

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE desenvolveu mais um produto de sua linha de boletins informacionais ao mercado. Desta vez, o Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE ganhou sua própria versão, apresentando informações de maneira intuitiva e dinâmica das negociações realizadas por meio das rodadas do MVE e os resultados da apuração financeira.

Para Wesley Lourenço, gerente de Operação do Mercado Regulado, o objetivo do InfoMVE é “trazer informação de forma mais didática, apresentando uma visão analítica dos dados por meio de representação gráfica, bem como sinalizar o comportamento do mercado em suas negociações”.

No InfoMVE – Negociação, que integra o informativo, há a apresentação da distribuição dos preços em função da energia negociada acumulada, os montantes de energia por vigência do produto, bem como os pares contratuais. Além disso, é possível ver a distribuição de energia por submercado e seus principais compradores e vendedores.

A publicação também trará mensalmente os dados a serem liquidados de forma centralizada na CCEE. Nesta aba do boletim, o agente poderá consultar os valores financeiros das apurações por tipo de preço e de energia, além da distribuição por submercado e seus principais credores e pagadores. O documento também apresenta um histórico das apurações das liquidações do período analisado.