Amilcar Gonçalves Guerreiro assume diretoria geral do Cepel

Engenheiro entra no lugar de Marcio Szechtman, que vai para a Diretoria de Transmissão da Eletrobras. Já Aracilba Alves da Rocha assume Diretoria Administrativa e Financeira do Centro

O engenheiro de produção Amilcar Gonçalves Guerreiro assumiu a Diretoria Geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica nesta segunda-feira, 15 de abril, cargo ocupado desde janeiro de 2017 pelo engenheiro eletricista Marcio Szechtman, que passa a integrar a Diretoria de Transmissão da Eletrobras, substituindo o engenheiro eletricista José Antonio Muniz Lopes.

Com experiência na área de planejamento energético, Guerreiro iniciou sua carreira em Furnas, onde chefiou a Divisão de Estudos de Projetos de Geração entre 1985-1992 e o Departamento de Planejamento Empresarial e de Mercado entre 1992-1997. Posteriormente, já na Eletrobras, foi chefe do Departamento de Estudos de Mercado e Tarifas, de 1997 a 2000, e do Departamento de Planejamento de Geração e Mercado, de 2002 a 2003. Entre 2000 e 2002, exerceu a gerência executiva do Procel.

No Ministério de Minas e Energia ocupou, dentre outros cargos, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético entre 2003 a 2004. No mesmo período, foi coordenador brasileiro do Grupo de Energia do Mercosul e representante do MME no Comitê Nacional de Recursos Hídricos. Guerreiro acompanhou de perto a consolidação da Empresa de Pesquisa Energética, onde trabalhou por 15 anos, desde sua criação em 2004. Na estatal, foi diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, entre 2004 a 2015 e, mais recentemente, diretor de Estudos de Energia Elétrica, desde 2015 até este mês.

Nova Diretora Administrativa e Financeira

Outra alteração no quadro diretivo do Centro está na Diretoria Administrativa e Financeira, que passa agora a ser controlada pela engenheira civil Aracilba Alves da Rocha. A Especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas possui mais de 30 anos de experiência em administração de empresas públicas, especialmente em gerenciamento executivo abrangendo empresas do setor elétrico, telefonia e saneamento.

Aracilba foi diretora de Administração da Eletrobras e membro do Conselho Deliberativo do Cepel, entre 2005 e 2008. Posteriormente, esteve à frente da Secretaria de Finanças do Estado da Paraíba, de janeiro de 2011 a março de 2014. Exerceu também a Diretoria de Administração e Finanças do Cepel nos anos 2017 e 2018 e, mais recentemente, estava à frente da Diretoria de Administração da Eletrobras quando também foi membro dos conselhos da Eletronuclear/Eletrobras e da Amazonas GT. Segundo o Cepel, permaneceram nos cargos Raul Balbi Sollero, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, e Orsino Borges de Oliveira Filho, diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental.