Cepel avalia o maior gerador elétrico do país

Análise serve para minimizar chance de possíveis falhas no isolamento elétrico do estator na unidade de Angra 2 (1.350 MW), capaz de atender ao consumo de dois milhões de habitantes

O Cepel avaliou o gerador elétrico da Usina Nuclear de Angra 2, situada em Angra dos Reis (RJ) e de posse da Eletronuclear. O gerador é o maior do país, com capacidade nominal de 1.350 MW, capaz de atender ao consumo de uma cidade de dois milhões de habitantes.  A inspeção foi realizada, no final de abril, durante parada obrigatória para reabastecimento de combustível nuclear, que acontece a cada 13 meses. O Cepel participa deste tipo de inspeção nas usinas de Angra desde 2009. A próxima está prevista para o início de 2020, desta vez em Angra 1.

Os ensaios constataram o bom estado do isolamento elétrico do estator do gerador, por onde passam cerca de 33 kA quando em operação normal. Foram realizados ensaios off-line de descargas parciais, e de capacitância e tangente delta, respectivamente por meio dos sistemas IMA-DP e IMA-CTD, desenvolvidos pelo Cepel. Estes sistemas são utilizados, de forma complementar, no diagnóstico do isolamento elétrico em geradores de grande porte como o de Angra 2.

“Avaliações e manutenções preventivas do gênero podem minimizar falhas no isolamento elétrico em importantes ativos do Sistema Elétrico Nacional”, assinalou o  pesquisador do Cepel Hélio Amorim, responsável pela equipe de trabalho, nesta ocasião composta pelo pesquisador Thiago Baptista e pelos técnicos  Paulo Roberto de Oliveira e Luis Eduardo Dias Santos.