ONS: carga no Sudeste deve crescer 3,3% em maio

Programa Mensal de Operação para a semana indica que chuvas ficarão próximas da média no Sudeste

O Sumário do Programa Mensal de Operação para a semana de 25 a 31 de maio indica que a carga no Sudeste/Centro-Oeste deve ter um aumento de 3,3% em maio, com 38.558 MW med. O Sistema Interligado Nacional deve ter um acréscimo de 3,87% na comparação com o mesmo período do ano passado, ficando em 66.279 MW med. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, as taxas de crescimento previstas em relação a maio do ano anterior estão influenciadas pelos efeitos da greve dos caminhoneiros no fim de maio de 2018.

Fonte: ONS

A previsão mensal também sinaliza ainda que as afluências devem ficar próximas da média histórica no Sudeste, acima da média no Sul e abaixa da média nas regiões Norte e Nordeste. Na comparação com o estimado, na próxima semana haverá uma recessão nas afluências de todos os subsistemas, menos no Sul. O despacho térmico para o SIN deverá chegar a 5.132 MW med, sendo que 3.555 MW med são por inflexibilidade e 1.132 MW med por ordem de mérito. No Sudeste, o despacho fica em 3.723 MW med.

O Custo Marginal de Operação na próxima semana deverá ter uma média de R$ 117,54 no Sudeste/ Centro-Oeste e no Sul, enquanto na demais regiões ele ficará zerado.


Fonte: ONS