CPFL Paulista moderniza iluminação do IAC em Campinas

Projeto de eficiência angariou mais de R$ 300 mil para substituição de 305 lâmpadas antigas por modelos mais eficientes de LED, proporcionando uma economia de 153,04 MWh por ano

A CPFL Paulista anunciou investimentos de R$ 305,3 mil para modernização do sistema de iluminação externa do Centro Experimental Central, unidade do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), através da substituição de 305 lâmpadas antigas pela tecnologia LED, mais econômica e eficiente.

A expectativa é que a iniciativa, financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel proporcione economia de 153,04 MWh ao ano, o que representa uma redução de 7,7% no consumo atual desta unidade do instituto. Esse volume de energia é suficiente para abastecer aproximadamente 68 residências com consumo estimado em 200 kWh ao mês.

Além de contribuir com a sustentabilidade financeira do IAC ao reduzir o valor da conta de energia, o projeto também colabora com o meio ambiente, visto que ao diminuir o consumo energético evitará a emissão de 11,32 toneladas de gás carbônico (CO2), o equivalente ao plantio de 68 novas árvores.

O gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia explicou que as ações de eficiência energética no sistema de iluminação possibilitam ao cliente uma redução nos gastos com a fatura de luz, bem como na reposição de lâmpadas queimadas. “Isso é possível, porque o modelo LED possui vida útil cinco vezes maior que a da tecnologia atual”.