Ibama concede LI para empreendimento de transmissão da Sterlite

Projeto Novo Estado passa por 23 cidades do Norte e conseguiu licença em 14 meses

A Sterlite Power recebeu do Ibama no último dia 29 de Maio, a Licença de Instalação do projeto Novo Estado, um dos maiores da companhia no país e que abrange 23 municípios nos estados do Pará e Tocantins. Desde a assinatura do Contrato de Concessão do Projeto, em março de 2018, até a emissão da LI, foram apenas 14 meses.

De acordo com a Sterlite, a obtenção da licença é considerada um marco de eficiência no setor. Ela destaca como fatores para o resultado tanto a boa relação e comprometimento dos órgãos ambientais e intervenientes como o trabalho tecnicamente diligente e a assertiva gestão institucional da empresa. Considerando a dimensão territorial do projeto e, por consequência, a quantidade de municípios envolvidos, destaca-se também a postura da empresa na interface e diálogo com as comunidades envolvidas, especialmente por meio das Audiências Públicas.

O projeto, conquistado no leilão de LTs de dezembro de 2017, contempla em torno de 1.830 km de linhas de transmissão de 500 kv, 4 mil torres e 32.000 km de cabos, a construção de uma nova subestação de energia em Serra Pelada e a ampliação de outras três subestações em Xingu, Itacaiúnas e Miracema, que vão contribuir com o escoamento de energia da UHE Belo Monte e com a expansão das interligações Norte-Sudeste e Norte-Nordeste do SIN.