Enel Distribuição SP inaugura subestação em Alphaville

Empreendimento de R$ 48,5 milhões que irá beneficiar mais de 240 mil pessoas em Barueri representa a segunda maior SE da distribuidora

A Enel Distribuição São Paulo inaugurou a nova subestação Alphaville, localizada na região do Green Valley, em Barueri (SP), e que irá beneficiar mais de 240 mil pessoas que residem no Alpha Conde, Alpha Plus, residenciais zero, um, dois, doze, entre outros bairros ou para os consumidores que frequentam o Centro Comercial. A obra, iniciada em dezembro de 2017, contou ao todo com um aporte de recursos da ordem de R$ 48,5 milhões.

A SE foi projetada para potência instalada de 256 MVA e até 22 circuitos de distribuição de energia, o que a classifica como a segunda maior subestação em capacidade instalada da distribuidora. A construção se deu em conjunto com as novas Linhas de Distribuição Subterrânea e Aérea Alphaville, que irão garantir mais confiabilidade no fornecimento de energia, bem como o crescimento da região, aliviando as cargas das subestações vizinhas. Atualmente, a Enel Distribuição São Paulo possui 192 subestações, com 463 transformadores que totalizam uma capacidade instalada de 15.420 MVA.

Iniciada há dois anos atrás, com as ações de topografia, limpeza e terraplanagem do terreno, a obra envolveu uma equipe de 40 pessoas, entre funcionários próprios e terceirizados. A etapa de construção das edificações começou em abril de 2018, com a montagem eletromecânica e comissionamento dos equipamentos, todos automatizados e monitorados à distância, por meio da Central de Operações da distribuidora, localizada também em Barueri. Com isso, técnicos da concessionária também podem atuar remotamente nos equipamentos da subestação, o que evita o deslocamento de equipes.

Região recebe outros investimentos

A companhia ainda prevê cerca de 8,2 mil podas na região e a instalação de 7,2 km de Spacer Cable, um tipo de cabeamento mais resistente à interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores.

Nos três primeiros meses do ano, a Enel Distribuição SP já investiu em tecnologia na região, como a instalação de dois conjuntos de religadores automáticos, equipamentos instalados na rede com o objetivo de reduzir o número de ocorrências e diminuir o tempo para o restabelecimento da energia.