Thymos Energia anuncia Alexandre Viana como novo sócio e diretor

Especialista reconhecido no mercado assume uma das áreas mais tradicionais da empresa com o objetivo de desenvolver soluções robustas, mas ao mesmo tempo pragmáticas e exequíveis para os agentes do setor

O novo sócio e diretor da área de consultoria da Thymos Energia, Alexandre Viana, conhece de perto o funcionamento do mercado de energia. O executivo integrou por 18 anos os quadros da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, ajudando a fomentar o modelo de leilões de energia e a abertura de mercado no Brasil e em diversos países como Tanzânia, Filipinas e Malásia. Também participou no apoio aos países estrangeiros, atuando como voluntário da agência USAid, ligada ao governo dos EUA. Pesquisador doutorado pela Escola Politécnica da USP, estudou a fundo o modelo australiano – uma inspiração para as mudanças que vêm sendo pleiteadas para o setor de elétrico nacional.

“As transformações iminentes no setor elétrico brasileiro já aconteceram em diversos países do mundo e eu tive a oportunidade de estudar a fundo alguns desses processos”, relatou Alexandre Viana, novo sócio e diretor da Thymos Energia, em anúncio realizado nesta terça-feira, 18 de junho.

Por muitos anos, o executivo trabalhou na construção de propostas para o aprimoramento do modelo e das regras de comercialização de energia no Brasil. Agora na Thymos, irá contribuir para o fortalecimento da empresa, tanto nas discussões sobre a modernização do setor junto ao governo – especialmente no apoio que a consultoria oferece aos seus clientes junto ao Grupo de Trabalho criado pelo Ministério de Minas e Energia – quanto em ajudar empresas a se adaptarem às transformações inevitáveis que virão, como preço horário, liquidação semanal, resposta da demanda e integração entre os mercado de energia elétrica e de gás natural.

Perfil de liderança, experiência no mercado e pesquisador notável: Viana reúne qualidades para a fase de reestruturação da empresa

Para o presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello, há um processo em curso para deixar as matrizes energéticas mais limpas e diversificadas, com a inserção de novas tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado e com o perfil do consumidor mudando, “demandando cada vez mais liberdade e participação”.

Antecipação de demandas e reestruturação

Uma das maiores consultorias do setor, a Thymos já se prepara para essa transformação do setor, desenvolvendo projeções, estudos e pesquisas qualificadas. As mudanças na estrutura da empresa irão antecipar as novas demandas dos agentes. As áreas de consultoria e gestão, por exemplo, ficarão independentes. Para o presidente Mello, Viana acumula extensa experiência no mercado e uma carreira importante como pesquisador. Além disso, “possui perfil de liderança e conhecimento em organização e processos internos. A junção dessas qualidades será fundamental nessa nova fase da companhia”, destacou.

A reestruturação da consultoria também contará com a criação de uma nova área na companhia, voltada para novas soluções e tecnologias. O objetivo é deixar o portfólio de serviços maior, antevendo as futuras necessidades dos consumidores e dos demais agentes do setor elétrico.

“Espero contribuir para elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos da Thymos. Vou trabalhar junto com a equipe qualificada que a consultoria já possui para oferecer soluções robustas e pragmáticas em energia”, comentou o novo sócio e diretor.